A pirataria está por toda parte, inclusive nas lojas de aplicativos para smartphones. Na Play Store, por exemplo, um popular aplicativo de IPTV pirata chamou a atenção de um tribunal espanhol ao ponto de emitir uma ordem judicial para o Google. O aplicativo em questão é o IPTV Smarter Pro, que oferece acesso a diversos canais de TV fechada, alguns que inclusive transmitem jogos da LaLiga.
LaLiga denuncia app de IPTV pirata
A LaLiga, primeira divisão de futebol profissional da Espanha, tem travado uma batalha árdua contra os serviços de IPTV pirata que tem feito transmissões clandestinas dos seus jogos pela internet. Desta vez, a denúncia chegou ao Tribunal Espanhol que por sua vez proferiu uma ordem ao Google para remover o aplicativo IPTV Smarter Pro da Play Store, loja de aplicativos para dispositivos Android.
Em nota, a LaLiga ainda disse:
"É importante ressaltar que todas essas aplicações de players permitem o consumo de uma quantidade inumerável de conteúdos audiovisuais como jogos, filmes, séries de TV, etc"
Os principais alvos da LaLiga são os sites e apps de IPTV mais populares da internet, que acabam tendo a flexibilidade para lidar com contramedidas piratas de forma mais eficaz. Num comunicado à imprensa no final de dezembro, a LaLiga anunciou o resultado da ação movida contra o aplicativo IPTV Smarters Pro:
Em 22 de dezembro de 2022, o Juiz de Instrução nº 53 de Madrid emitiu uma ordem - após um relatório positivo do Ministério Público - pela qual, considerando as medidas cautelares solicitadas pela LaLiga, concordou em retirar da Google Store (Google Play) a bem -conhecida aplicação de Player 'IPTV SMARTERS PRO', que uma vez instalado permitia - segundo as conclusões de um relatório da UDEV - visualizar canais de televisão premium nos quais os jogos da LaLiga eram transmitidos entre outros conteúdos."