Com o a popularização de tecnologias modernas como o IPTV e streaming, o mercado de TV por assinatura tem sofrido grandes mudanças, e desta vez, vai acabar afetando o que você assiste na sua TV. Atualmente, as operadoras de TV por assinatura estão reavaliando acordos para enfrentar a queda de assinantes e aumentar a eficiência financeira e para conseguir isso, a Claro está considerando romper o acordo pelos canais Globo.

Canais da Globo devem sair dos planos de TV da Claro

De acordo com informações do NaTelinha, a Claro está considerando encerrar a prática de pagar pelos canais Globo em sua programação. Anteriormente, a operadora pagava por cada assinante para incluir esses canais. Agora, a Claro propõe um novo modelo, onde ela apenas distribui o sinal e deixa a venda de espaços publicitários sob responsabilidade dos produtores de conteúdo. Para a operadora, isso representa uma parceria mais justa, já que os canais Globo já têm visibilidade suficiente ao fazerem parte do line-up da Claro.

Esse tema foi debatido no Pay-TV Fórum, realizado pelos sites Tela Viva e Teletime em 22 e 23 de agosto. De ínicio, a mudança deve afetar a Globo, mas com o tempo, isso deve ocorrer com outras emissoras também. O presidente da Claro, José Felix, disse que essas mudanças "vão começar a doer um pouco mais para alguns fornecedores de conteúdo".

"Temos que renovar alguns contratos e aquele modelo antigo de venda e aquisição de conteúdo não existe mais. Estamos indo para uma proposta mais de parceria com os provedores. Com aqueles com quem conseguirmos montar um modelo, vamos continuar; com os que não conseguirmos montar um modelo, sei lá o que vai acontecer."

Segundo Felix, a TV por assinatura está em queda, perdendo aproximadamente 2 milhões de assinantes neste ano. Por conta disso, a Claro visa reduzir custos de conteúdo e operacionais, explorando um modelo experimental de envio de sinal que não depende de satélites, uma das maiores despesas para produtores de conteúdo e a operadora.

Quais são os canais da Globo?

Canais da Globo podem sumir da TV por assinatura
Canais da Globo podem sumir da TV por assinatura

O Grupo Globo possui diversos canais de televisão, abertos e por assinatura, que oferecem uma variedade de conteúdo para os telespectadores. Alguns dos canais mais conhecidos e pertencentes ao Grupo Globo incluem:

  1. TV Globo;
  2. Viva;
  3. Multishow;
  4. SporTV 1, 2 e 3;
  5. GNT;
  6. GloboNews;
  7. Gloob;
  8. Gloobinho;
  9. Off;
  10. Mais Globosat;
  11. Bis;
  12. Megapix;
  13. Universal TV;
  14. Studio Universal;
  15. Syfy;
  16. Canal Brasil;
  17. Futura.

Apostando forte no IPTV e streaming

Acompanhando o movimento do mercado, a Claro tem direcionado o foco os seus serviços de IPTV, como o Claro TV Box e Claro TV+. Com esses serviços, o processo de inclusão dos canais é diferente, já que não são regulados pela lei da TV Paga ou do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). Como resultado, isso geraria menos custos para a Claro, visando reduzir custos para assinantes e aumentar as margens de lucro, ao mesmo tempo em que desestimulam a pirataria.

Via