O novo malware pré-instalado em diversas TV Box com Android chinesas foi descoberta. A informação veio através do site BleepingComputer, onde é dito descoberta do malware foi feita pela equipe de pesquisadores do antivírus Dr. Web e que há milhões de produtos com o agente malicioso que estão sendo utilizados ativamente.
Segurança de usuários comprometida com TV Box chinesas
As TV Box vendidas por fabricantes chineses não possuem Android TV ou Google TV, mas Android mobile ou Android Open Source Project (AOSP). Desta forma, a empresa que comercializa o produto é capaz de modificar o software e alterar a interface de usuário. Segundo a equipe do Dr.Web, o malware Mirai infecta as TV Box de duas formas: pré-instalação ou aplicativos maliciosos de conteúdo pirata. No relatório da empresa de segurança, é dito:
No primeiro caso, essas atualizações de firmware são instaladas por revendedores dos dispositivos ou os usuários são induzidos a baixá-las de sites que prometem streaming de mídia irrestrito ou melhor compatibilidade com uma gama mais ampla de aplicativos.
Segundo as informações, as seguintes TV Box estão sendo atingidas pelo malware Mirai:
- Tanix TX6 TV Box
- MX10 Pro 6K
- H96 MAX X3
Segundo a equipe do antivírus Dr.Web, "o trojan atual é uma nova versão do backdoor ‘Pandora’ que apareceu pela primeira vez em 2015".
Evite TV Box de fabricantes desconhecidos
As TV Box mais baratas costumam ter um desenvolvimento obscuro que não é revelado pelo fabricante para seus consumidores. Desta forma, há grande chance de ocorrer alterações de firmware que podem prejudicar a segurança e a privacidade dos usuários. Desta forma, o melhor a fazer é buscar comprar produtos de empresas confiáveis como, por exemplo:
- Google Chromecast
- Apple TV
- NVIDIA Shield
- Amazon Fire TV
- Roku Stick