A atualização de um aplicativo querido pelos usuários pode ser sempre um momento traumático, especialmente quando ela traz uma mudança radical na interface e na funcionalidade. Embora prometa novos recursos e funções úteis, tem vezes que as novidades são tão mal recebidas que os usuários começam a procurar outras alternativas. Parece que é isso o que acontece com a atualização de novembro do Plex.
O que é o Plex TV?
O Plex surgiu como um serviço de streaming gratuito que inclui filmes, séries e programas de TV ao vivo. Mas para se tornar um diferencial, a plataforma também passou a disponibilizar o software Plex Media Server, permitindo aos usuários criar um servidor de conteúdo pessoal e utilizar media players compatíveis com diversos dispositivos, como TVs, computadores, videogames e celulares. Apesar de não oferecer séries recém-lançadas ou transmissão ao vivo de grandes eventos da TV aberta, a maioria do conteúdo provém de fontes gratuitas.
Além disso, o serviço oferece recursos pagos, como acesso a conteúdo premium, compartilhamento de bibliotecas com amigos e download de arquivos para reprodução offline. Quanto à compatibilidade, o Plex suporta uma variedade de dispositivos, incluindo computadores com sistemas operacionais Windows, macOS e Linux, dispositivos móveis iOS e Android, smart TVs de marcas como Samsung, LG, Sony, além de consoles de jogos como PlayStation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Onde tudo mudou?
A Plex decidiu dar um próximo passo ao trazer uma grande atualização que introduziu uma novidade que ninguém pediu: uma rede social integrada. Dentre as possibilidades, ao criar uma conta no Plex, os usuários poderiam compartilhar o que está assistindo com seus amigos e até organizar visualizações remotas, para que todos assistam ao mesmo filme em diferentes dispositivos, mas de forma simultânea.
O novo e polêmico recurso é chamado de Descubra Juntos, e inclui uma guia Atividade que permite que você veja o que seus amigos estão fazendo no Plex, como assistindo a uma partida de futebol, um filme ou maratonando uma série como também pode te dedurar caso você esteja assistindo pornografia. E isso não é o fim: como se não fosse o bastante, além de revelar o conteúdo em tempo real, o Plex ainda envia um e-mail com a atividade da semana.
Os fóruns oficiais do Plex e do Reddit estão cheios de usuários reclamando que estão descobrindo tudo o que seus amigos fazem, incluindo conteúdo sensível e privado. Já há muitos usuários ameaçando parar de usar a plataforma.
Como resolver
Até o momento, a Plex não se pronunciou sobre a polêmica. A boa notícia é que é possível desativar o recurso e fazer com que o Plex não compartilhe automaticamente o que você está assistindo. Para isso, faça o seguinte:
- Acesse o site oficial da Plex e faça login com a sua conta;
- No menu lateral, acesse as Configurações;
- Clique na opção Opções de Privacidade;
- Em Meu histórico de reprodução, mude para a opção Privado (por padrão, está em "Somente amigos").
- Clique em Salvar para que as alterações sejam aplicadas.
Pronto! A partir de agora, o Plex não compartilhará o que você está assistindo com seus amigos.