No segundo trimestre de 2018, a LG Electronics reportou vendas globais consolidadas de US$ 13,9 bilhões, com lucros operacionais de US$ 715,1 milhões. As vendas no segundo trimestre subiram 3,2% e os lucros operacionais aumentaram 16,1% em relação ao mesmo período de 2017. A forte lucratividade do segmento de eletrodomésticos, soluções de ar e produtos premium de entretenimento doméstico compensaram os prejuízos operacionais registrados pelo segmento de componentes veiculares e comunicações móveis no segundo trimestre.
Já no primeiro semestre de 2018, as vendas e os lucros operacionais foram os maiores da história da companhia. As receitas aumentaram 3,2% em relação ao primeiro semestre de 2017, totalizando US$ 28 bilhões e o lucro operacional subiu 18,5%, chegando a USD 1,7 bilhão.
De acordo com a LG, perante as incertezas em torno das condições do mercado, concorrência e cenário comercial internacional, a companhia entra no segundo semestre intensamente focada na competitividade de custo e no crescimento lucrativo.
As vendas da LG Home Appliance & Air Solution Company foram fortes no segundo trimestre de 2018, chegando a US$ 4,88 bilhões, com lucros operacionais de US$ 424,04 milhões. As receitas trimestrais cresceram 4,3% em relação ao ano passado, o que se deve em parte à forte venda sazonal de condicionadores de ar e ao aumento nas remessas do sistema de cuidado para roupas LG Styler, e de purificadores de ar, especialmente no mercado doméstico coreano. O lucro operacional trimestral aumentou 1,7% em comparação ao mesmo período em 2017, impulsionado pelo gerenciamento dos custos e a venda de lavadoras de roupas e refrigeradores de alto padrão, resultado que contrabalançou os efeitos do aumento nos preços das matérias-primas e das taxas de câmbio desfavoráveis. As receitas da LG Home Appliances & Air Solutions no primeiro semestre foram as mais altas da história da companhia, superando pela primeira vez a marca dos US$ 94,66 bilhões
No segundo trimestre, a LG Home Entertainment Company reportou vendas de USD 3,54 bilhões, com lucro operacional de US$ 377,48 milhões. As receitas aumentaram 4,1% em relação o mesmo trimestre em 2017, devido às boas vendas de TVs OLED, TVs SUPER UHD e de outros produtos de alto padrão da LG. O lucro operacional aumentou 44,1% em relação ao segundo trimestre do ano passado, repetindo a margem de lucro operacional de dois dígitos registrada pela Home Entertainment no primeiro trimestre de 2018. No segundo semestre, embora a expectativa seja de fraca demanda no mercado mundial de TVs devido à desaceleração da economia na América Latina, Oriente Médio e África, a companhia planeja manter sua estratégia de lucro sólida expandindo a venda de produtos de alto padrão e reforçando ainda mais a competitividade de custo.
A LG Mobile Communications Company registrou recorde de vendas, com USD 192,2 milhões e prejuízo operacional de US$ 171,95 milhões. As vendas trimestrais caíram em relação ao ano passado, devido ao crescimento lento do mercado mundial de smartphones e à queda nas vendas de smartphones populares e médios na América Latina. O prejuízo operacional do segundo trimestre se deve, em grande parte, à retração das vendas e ao aumento nos investimentos de marketing para apoiar o lançamento de smartphones flagships. Com base nestes resultados, como a expectativa é que a concorrência na categoria de smartphones premium aumente e que o crescimento continue estagnado, no segundo semestre, a companhia diz que pretende trabalhar para melhorar sua estrutura de negócios e para aumentar as vendas dos novos LG G7 ThinQ e LG V35 ThinQ, dois smartphones flagship, em mercados-chave no mundo.
A LG Vehicle Components Company registrou vendas de US$ 809,5 milhões, com lucro operacional de US$ 30,14 milhões. As vendas aumentaram 3,9% em relação ao segundo trimestre do ano passado, com o início da produção em massa de novos projetos. O prejuízo operacional trimestral reflete a alta nos preços das matérias-primas, como memória, e os recursos adicionais exigidos pelos novos projetos. Incertezas na indústria automobilística mundial e na política comercial dos EUA continuarão sendo um desafio para a unidade de negócio no decorrer do ano, embora a expectativa de crescimento de veículos conectados e elétricos seja promissora para a LG Vehicle Components no longo prazo.
No segundo trimestre, a LG Business-to-Business Company reportou vendas de US$ 545,82 milhões, com lucro operacional de US$ 36,17 milhões. As receitas cresceram 10,7% em relação ao segundo trimestre do ano passado, graças ao fortalecimento nas vendas de produtos para sinalização digital de grande escala e de módulos solares de alta eficiência. O lucro operacional subiu 73,3% em relação ao período de 2017, devido ao aumento nas vendas de produtos de alto padrão e à melhora na competitividade de custo. No segundo semestre, a demanda de sinalização digital de alto padrão deve continuar aumentando; já o negócio de módulo solar deve enfrentar uma maior concorrência e desafios de mercado, devido às contínuas mudanças no ambiente de comércio internacional.
Sobre as taxas de câmbio do segundo trimestre de 2018
Os resultados trimestrais não auditados da LG Eletrônicos para o período de três meses encerrado em 30 de junho de 2018 são baseados nas normas internacionais de contabilidade IFRS (International Financial Reporting Standards).
Fonte: Assessoria de imprensa LG do Brasil
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.