A LG sempre foi uma empresa que enxerga além do óbvio, e isso tem ficado cada vez mais evidente com os lançamentos tecnológicos que a companhia tem projetado para um futuro próximo. Dessa vez, a empresa tem intenções de apresentar supostas telas transparentes que são capazes de ser úteis em restaurantes, metrô e camas inteligentes.

Essa e outras novidades da empresa devem ser anunciadas no CES 2021, um evento anual que traz as novidades do mundo tecnológico e que neste ano será completamente virtual devido a pandemia. As supostas telas transparentes contam com a tecnologia OLED e dimensão de 55 polegadas, e durante o evento, a empresa deve realizar demonstrações de sua usabilidade.

Na janela do metrô

A tela poderia exibir informações uteis e a paisagem externa ao mesmo tempo.

A intenção da empresa é substituir as janelas do metrô por uma tela transparente que pode ser usada para apresentar notícias, anúncios de merchandising, previsão do tempo e o mapa da linha de transporte. Essa ideia é inovadora, e tem um certo potencial, ainda mais quando falamos de cidades super movimentadas, como New York, Pequim e São Paulo, por exemplo.

Se você pensar bem, pode ser que essa ideia seja útil para trens que se movimentam em trilhos ao ar livre, ou que tenham acesso a paisagem externa. Mas mesmo em lugares em que o metrô se movimenta em túneis escuros, essa tecnologia pode ser útil, principalmente para o anúncio inteligente de propagandas e notícias, algo bem similar ao que já acontece na capital paulista com a Linha 4 Amarela.

Linha 4 Amarela em São Paulo, tem telas embutidas na parede do túnel.

Essa linha em específico tem diversas telas embutidas na parede do túnel, e com a passagem do metrô sob determinado lugar, um anúncio ou propaganda é exibido na janela do metrô.

Em restaurantes

Em um sushi bar, a tela pode exibir o menu e outras informações.

Nesse determinado ambiente, a tela pode ser usada como uma barreira física entre o chef e o cliente, e poderá exibir os itens do menu e até vídeos. Pode ser que essa tela ganhe uma presença mais significativa em um sushi bar, por exemplo, já que o cozinheiro desses lugares geralmente fica na mesa do cliente.

A transparência da tela permitiria, então, ver o chef preparando sua refeição, ao mesmo tempo em que assiste a um jogo de futebol, ou a um programa de televisão. Essa separação entre o chef e o cliente ganha ainda mais impacto quando levamos em consideração a situação atual do mundo, que devido a pandemia tem estagnado o contato social.

Em uma cama inteligente

Essa suposta "cama inteligente" também conta com uma OLED transparente que fica embutida em uma moldura que pode ser colocada ao pé da cama. A ideia da empresa é aproximar a realidade que exibe as informações na tela de forma mais significativa para o usuário, que basta apertar um botão e pronto, a tela sai da moldura e pode exibir conteúdos relevantes, como um programa de TV ou filme, por exemplo.

Não temos uma imagem para mostrar seu funcionamento, mas de todas as três, parece que essa é a ideia menos usual ou que faz menos sentido, já que as pessoas geralmente têm uma televisão no seu quarto, ou se querem assistir algo, costumam utilizar o seu smartphone. Mesmo assim, é correto afirmar que a LG quer dar uma nova experiência ao usuário que queira assistir TV ou um filme na cama enquanto consegue visualizar o resto do quarto. A tela também pode ser instalada em outros ambientes, já que a sua moldura é portátil, e teoricamente, é possível transportá-la para outras salas onde essa transparência pode ser mais útil.

Lançamento

Aparentemente, a LG está desenvolvendo essa tecnologia, mas não deve ser anunciada neste momento. Contudo, espera-se que a empresa faça demonstrações do uso desta tela nos ambientes que citamos, como em um restaurante, metrô e cama.

Essas demonstrações devem ser realizadas no CES 2021, que acontecerá de forma virtual, mas que dará acesso a todos que queiram desfrutar dessa e outras tecnologias de outro mundo. O evento acontece a partir do dia 11 de janeiro.