Lead é todo o usuário que atinge o objetivo estipulado para um site. Simples assim. Sendo mais simples, seria um e-consumidor, que entrou em um grande varejista online e comprou um determinado produto, que foi anunciado no Google, Rede Social ou via e-mail marketing. Na teoria parece simples, mas na prática nem tanto.
Antes de qualquer projeto digital ir ao ar, e pode ser desde um site a uma ação em Rede Social ou mesmo um disparo de e-mail, ela precisa ter um objetivo claro e certeiro. Esse objetivo não pode ser confuso e nem cheio de "firulas" pois quanto mais complicado ele for, mais difícil será atingir.
Esse objetivo é definido junto com o processo de planejamento, que será o caminho para que o projeto receba o maior número de leads possível e assim atinja os objetivos de marketing.
Deixe exemplificar. Todo o cliente tem um problema. Na minha modesta opinião, 99,9% desses problemas tem a ver com vendas. Todo mundo quer vender mais. Pequenas, médias, grandes, gigantes, multinacionais a todos os anos tem metas de crescimento.
A agência dessas empresas é chamada para resolver esse problema, ou em alguns casos, para contar ao cliente que ele tem um problema, mas essa é uma discussão para outro artigo.
O planejamento estratégico cria toda a estratégia para resolver esse problema do cliente. Por mais "mirabolante" que seja a ação, o objetivo deve ser claro: gerar leads para o site, ou seja, impactar um grande número de pessoas, que estejam dentro do target da marca, para gerar a atenção, interesse, desejo e ação de ir ao ponto de venda. Vamos entender que tudo isso ocorra com um varejista online, ou seja, a campanha (banner, tweet, ação em Blog, SMS, e-mail marketing...) deve impactar as pessoas e fazer com que elas entrem no site e comprem.
Mas o lead não precisa ser medido apenas em vendas. Como disse no começo desse artigo, o lead é aquele usuário que atinge o objetivo proposto para o projeto. Por exemplo, uma escola pode ter como sucesso na ação ter uma grande base de mailing para futuras ações.
Há empresas que o telemarketing ativo é altamente eficiente, então, o lead pode ser medido por aquele usuário que preencheu um cadastro. Se o telemarketing vai converter em vendas, é outra história, mas o objetivo foi atingido.
Para ações de engajamento, os leads, são essenciais. São eles que já, de alguma forma, estão engajados com a marca. Ou compraram, ou se cadastraram, ou indicaram para alguém. E são essas pessoas em que a palavra relacionamento tem que ser usada com mais ênfase do que nunca.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.