O Mercado Livre começou a enviar avisos para os vendedores, informando sobre o bloqueio de anúncios de celulares não homologados pela Anatel. Esta ação ocorre após a Justiça Federal do Distrito Federal negar a liminar do Mercado Livre contra a decisão da Anatel, que proíbe a venda de smartphones sem certificação.
Aviso aos Vendedores
Recentemente, vendedores que anunciaram aparelhos sem a devida homologação receberam notificações de cancelamento de seus anúncios. Um exemplo é o cancelamento do anúncio do modelo Realme Narzo 50 Dual Sim 128 Gb Speed Black 4 Gb Ram, modelo que não foi homologado pela Anatel, apesar de ter vários outros celulares da Realme à venda aqui no Brasil. O aviso enviado pelo Mercado Livre informava:
Decisão Judicial
A ordem para retirada dos anúncios irregulares segue a decisão do juiz da 1ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, Marcelo Gentil Monteiro, que afirmou que a Anatel tem competência para fiscalizar e impedir a comercialização de smartphones sem homologação. Ele destacou que a Lei Geral de Telecomunicações confere à Anatel o poder de editar normas e padrões de certificação de produtos de telecomunicações, além de fiscalizar a operação desses equipamentos.
A Anatel, em resposta às preocupações (das Fabricantes nacionais e do Governo) sobre o mercado paralelo, estipulou regras rigorosas para combater a venda de celulares ilegais. Uma pesquisa recente revelou que 25% dos celulares vendidos no Brasil são irregulares. A agência determinou que plataformas de e-commerce, como Mercado Livre, Amazon, Americanas.com, Carrefour, Casas Bahia, Magazine Luiza e Shopee, devem remover anúncios de celulares sem homologação.
Nos primeiros quinze dias após a publicação das novas regras, as empresas ainda poderão apresentar um percentual de anúncios irregulares não superior a 10%, permitindo uma adaptação gradual. Após esse período, as empresas que não implementarem as mudanças necessárias serão consideradas "não conformes" e sujeitas a multas que podem chegar a R$ 6 milhões.
Impacto ao mercado
O Mercado Livre, agora cumprindo a ordem da Anatel, avisa seus vendedores sobre a importância de se adequarem às novas normas para evitar sanções. Para os consumidores, a importação de produtos está cada vez mais difícil, após o Remessa Conforme a venda de celulares importados despencou. Não bastante, agora o Governo Federal vai taxar todas as vendas.