As mudanças começaram a acontecer na plataforma muito antes do "from Facebook", mas está bem claro para todos que a partir de agora equipes, estratégias e até mesmo o aplicativo mudará, aliás, já está em processo de mudança.

Depois que Adam Mosseri assumiu o Instagram, as coisas vem mudando rapidamente, a maioria da equipe de liderança sênior do Instagram foi substituída, o Facebook ordenou que o Instagram praticamente dobrasse a quantidade de anúncios no aplicativo e a empresa está alterando a plataforma de maneira que os três aplicativos se unam cada vez mais. Sim, não esqueça, temos na lista o Whatsapp.

Juntas, as mudanças enviam a mensagem de que os dias de independência do Instagram, cujos funcionários se acostumaram com a autonomia dentro do Facebook, acabaram.

Facebook segue engolindo o Instagram

O desafio para Mosseri, ex-chefe do "News Feed" do Facebook que trabalhou na empresa por mais de uma década, é estabilizar a organização por trás do Instagram, um aplicativo que muitos dentro e fora do Facebook veem como a fonte de renda mais promissora da empresa.

Por um lado, o Instagram está indo muito bem. A divisão atingiu US$1 bilhão em receita pela primeira vez em 2016 e, agora, deve gerar US$15,8 bilhões este ano. Isso é quase um quarto da receita total do Facebook. E isso em somente 3 anos!

Por outro lado, o Instagram está meio que perdendo sua identidade, ou poderia dizer, suas raízes, principalmente quando ficamos sabendo que o Facebook planejava criar um back-end único para todos os seus serviços, o Instagram se tornou pouco mais do que um nome, uma marca voltada ao público representada nos bastidores por funcionários do Facebook.

E o que substituiu os antigos valores do Instagram? Bom pra começar, não existe mais Instagram. Bem, o aumento da carga de anúncios, foco na divulgação de empresas (compra e venda de produtos), que tem o potencial de transformar vastas áreas do aplicativo em um catálogo de compras. Inclusive já circula "a boca pequena" que está sendo preparado um "Instagram for Business", exclusivo para isso.

Como citei acima, não existe mais Instagram, apenas o Facebook, por onde quer que você olhe. Do nome Instagram from Facebook, até os e-mails internos que já foram alterados para o domínio "fb.com".

Vamos acompanhando os próximos passos do Instagram, ops, Facebook e muito em breve traremos mais novidades a respeito das mudanças da plataforma mais rentável da atualidade.