As principais plataformas, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, lutam por quotas de mercado, ajustando seus modelos de negócios para equilibrar o fornecimento de melhores retornos para os acionistas, melhorando a experiência do usuário.

À medida que essas plataformas se desenvolvem, a maneira como você as usa para seu negócio também deve mudar. Podemos aguardar algumas maneiras novas de promover seus negócios nas mídias sociais em 2020.

Facebook

Mais de 18 meses depois, a Federal Trade Commission decidiu oficialmente que a Cambridge Analytica enganou os usuários do Facebook. A empresa coletou os dados pessoais de milhões de perfis do Facebook sem o consentimento das pessoas e os usou para fins de publicidade política.

Enquanto a Cambridge Analytica faliu logo após o escândalo, o Facebook ainda está trabalhando duro para reforçar seus processos de acesso a dados e convencer as pessoas a confiar em sua nova plataforma de notícias dedicada.

O Facebook lançou o Facebook News para um subconjunto de usuários nos EUA. Isso significa que, embora você ainda veja postagens de familiares e amigos em seu feed principal, o Facebook News publicará conteúdo de uma equipe de jornalistas (contratada pela própria empresa).

Este ano, a empresa também está se concentrando na criptomoeda Libra e estabelecendo seu recurso de pagamento no Facebook. Isso pode significar que seu negócio poderá incorporar em breve a venda na plataforma em sua conta.

Embora o lançamento do Facebook Watch não tenha sido o esperado (apenas 140 milhões de pessoas diariamente assistem aos vídeos e programas, números absurdos, mas não quando comparados aos 1,6 bilhão de usuários ativos diariamente na plataforma.

Ainda assim, parece que o Facebook fará outra tentativa em 2020, então vamos ver o que isso significará para o marketing de vídeo. O que essas mudanças significam para sua estratégia de marketing de mídia social? Teremos que esperar e ver.

Quanto mais conteúdo proprietário a empresa criar, mais profissionais de marketing poderão competir para permanecerem visíveis.

Twitter

A empresa anunciou recentemente que deixaria de exibir anúncios políticos e está atualizando sua política de privacidade global para fornecer aos usuários mais informações sobre quais dados os anunciantes podem receber.

Também estamos nos perguntando o que o vice-presidente de design e pesquisa da empresa, Dantley Davis, quis dizer com seu recente anúncio sobre uma série de mudanças que podem surgir na plataforma já no próximo ano.

Como isso afetará a forma como você promove seus negócios nas mídias sociais?

Você pode ter a capacidade de limitar quem retweetou seu tweet (o que eu não vejo como um recurso bom para negócios, mas que aumentaria o controle de determinado conteúdo. E a capacidade de twittar algo para um grupo específico com base em seus interesses.

LinkedIn

Desde o lançamento em 2003, o LinkedIn se tornou a maior plataforma de rede profissional do mundo. A Microsoft adquiriu a plataforma por US$26,2 bilhões em 2016 e, com acesso aos recursos da Microsoft, vimos informações profissionais atualizadas e anúncios mais direcionados.

Também vimos os grupos do LinkedIn voltando. Um grupo do LinkedIn permite que sua empresa crie um quadro de discussão relacionado ao seu setor. Isso oferece a você a oportunidade de iniciar um grupo de interesse especial de pessoas afins, específicas do seu produto, serviço e/ou especialização.

Os grupos também oferecem excelente visibilidade para os seus negócios, pois cada membro que faz parte do seu grupo terá seu logotipo exibido em seu perfil. Agora, os proprietários de grupos também podem postar diferentes tipos de mídia, como imagens e vídeos, e as notificações imediatas permitem conversas em tempo real.

O que os Grupos do LinkedIn significam para seu negócio?

Felizmente, é uma maneira melhor de promover um senso de comunidade, encontrar candidatos para posições abertas e ganhar visibilidade da marca, entre outros.

Instagram

Você pode se lembrar do Instagram testando a remoção de curtidas em vários países, incluindo o Brasil. As curtidas não desapareceram - nos EUA e no Canadá, onde você ainda pode ver a contagem de curtidas nas próprias fotos e vídeos - mas não em postagens de outras pessoas.

Então, de onde isso veio? O Instagram, de propriedade do Facebook, há muito tempo lida com pessoas que usam hacks e soluções alternativas. Eles vêm principalmente de bots e empresas inescrupulosas que manipulam o aplicativo para fazer com que eles ou outros usuários pareçam mais populares do que realmente são. Portanto, esta é uma tentativa de tornar o Instagram mais autêntico.

O Instagram diz: "Esperamos que este teste elimine a pressão de quantas curtidas uma postagem receberá, para que você possa se concentrar em compartilhar as coisas que ama."

Embora muitos empreendedores e pequenas empresas sejam bons nisso, influenciadores e agências de marketing de vídeo não são. Como eles podem mostrar às empresas como eles são populares? Como eles demonstrarão envolvimento?

Mas, para o alguns pequenos negócios pode ser bom, pois é difícil imaginar que elas estão comprando curtidas ou usando sistemas com bots. Se sua estratégia de marketing de mídia social incluir conteúdo atraente e você ficar feliz em se concentrar nos comentários e no aumento de seguidores, o impacto da ausência visual das tais curtidas não o afetará.

Embora a IGTV tenha começado lentamente, agora é considerada uma das maiores tendências de mídia social do mercado. Depois que o Instagram anunciou no início deste ano que o Instagram permitiria visualizações de um minuto dos vídeos IGTV no feed principal do Instagram, usuários (e empresas) começaram a prestar mais atenção.

Diferentemente de seus outros vídeos do Instagram, os vídeos IGTV podem durar de 10 a 60 minutos. Isso oferece uma excelente oportunidade de usar marketing de vídeo para entrevistas, recursos dos bastidores e muito mais.

Estas são apenas algumas das mudanças que você pode esperar ver nas principais plataformas para o próximo ano. Tenho certeza de que haverá muito mais com o passar do ano, pois as coisas estão sempre mudando!

Para promover efetivamente seus negócios nas mídias sociais em 2020, é essencial não apenas entender as tendências das mídias sociais, mas também adotá-las.

Se você está achando um desafio permanecer no topo das mídias sociais, considere contratar uma agência que pode criar estratégias específicas para suas necessidades e metas de mídia social, para que você possa se concentrar na construção de seus negócios.