A Apple adquiriu a NextVR, uma empresa que produz transmissões esportivas para dispositivos de realidade virtual.
A empresa mantém acordos com a NBA, Fox Sports e Wimbledon, entre outros, e já forneceu conteúdo 3D imersivo para empresas como HTC, Samsung e também Facebook.
Primeiro, especulou-se que a aquisição havia ocorrido após o site da NextVR ter sido atualizado na semana passada afirmando que a empresa está "indo em uma nova direção".
Há muito que se diz que a Apple está desenvolvendo seus próprios produtos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, com o CEO Tim Cook particularmente otimista quanto a este último.
Cook disse que acredita que a realidade aumentada em breve "estará presente em toda a nossa vida". A experiência da NextVR pode ser usada para produzir conteúdo 3D para fones de ouvido internamente.
Uma das habilidades patenteadas da NextVR era aumentar o tamanho do conteúdo para uma alta resolução que, segundo eles, "acrescenta detalhes, nitidez e profundidade 3D aprimorada às nossas transmissões, aumentando muito o realismo e o senso geral de presença".
A Apple investiu pesadamente em sua própria plataforma ARKit para desenvolvedores criarem aplicativos de realidade aumentada para iOS que sobrepõem conteúdo 3D no mundo real através do localizador de câmeras.
A empresa acredita estar incorporando um sensor "ToF" em sua próxima geração de iPhones, isso aumentaria a capacidade da câmera de capturar profundidade e renderizar objetos 3D. A tecnologia da NextVR definitivamente poderá ajudar nisso.
Este vídeo demonstra como os destaques do jogo do NextVR
Existem rumores que a Apple gastou quase US$100 milhões comprando o NextVR, embora a empresa não divulgue valores em nenhuma de suas aquisições.
Se o investimento tiver sido realmente esse, seria irrelevante para a empresa que vale mais de US$200 bilhões. Este ano, a Apple também adquiriu o DarkSky, um aplicativo meteorológico popular para iOS, e a Voysis, uma startup especializada em fazer os assistentes de voz entenderem a linguagem natural.
Tim Cook disse que acredita que a RA tem mais potencial porque a RV é mais uma experiência isolada, enquanto a RA pode melhorar a interação entre as pessoas. Ambos os formatos têm seus próprios caminhos e a Apple pode estar desenvolvendo as duas experiências.