A Microsoft anunciou hoje uma mudança estratégica em suas operações de varejo, incluindo o fechamento de suas lojas físicas da Microsoft Store.
Os membros da equipe de varejo da empresa continuarão atendendo os clientes das instalações corporativas da Microsoft e fornecendo remotamente vendas, treinamento e suporte.
A Microsoft continuará investindo em suas fachadas digitais no Microsoft.com e nas lojas Xbox e Windows, atingindo mais de 1,2 bilhão de pessoas todos os meses em 190 mercados.
A empresa também reinventará os espaços que atendem a todos os clientes, incluindo os centros de experiência da Microsoft em Londres, Nova York, Sydney e Redmond.
O fechamento das lojas físicas da Microsoft Store resultará em uma cobrança antecipada de impostos de aproximadamente US$450 milhões, ou US$0,05 por ação, a ser registrada no atual trimestre que termina em 30 de junho de 2020.
"Nossas vendas cresceram on-line à medida que nosso portfólio de produtos evoluiu para ofertas amplamente digitais, e nossa talentosa equipe obteve sucesso em atender clientes além de qualquer local físico", disse o vice-presidente corporativo da Microsoft, David Porter.
"Agradecemos aos clientes da Microsoft Store e esperamos continuar a atendê-los on-line e com nossa equipe de vendas de varejo nas instalações corporativas da Microsoft".
Desde que as lojas físicas da Microsoft Store foram fechadas no final de março devido à pandemia da COVID-19, a equipe de varejo ajudou as pequenas empresas e os clientes voltados a educação a se transformarem digitalmente; praticamente treinou centenas de milhares de clientes corporativos e educacionais em trabalho remoto e software de aprendizado; e ajudou os clientes com chamadas de suporte. A equipe apoiou as comunidades hospedando mais de 14.000 oficinas on-line e acampamentos de verão e mais de 3.000 graduações virtuais.
"Criamos deliberadamente equipes com experiências e habilidades únicas que podem atender clientes de qualquer lugar. A evolução de nossa força de trabalho garantiu que poderíamos continuar a atender clientes de todos os tamanhos quando eles mais precisassem, trabalhando remotamente nos últimos meses", disse Porter.
"Falando em mais de 120 idiomas, sua diversidade reflete as muitas comunidades que servimos. Nosso compromisso com o crescimento e desenvolvimento de carreiras desse conjunto de talentos é mais forte do que nunca."
Os membros da equipe de varejo atenderão consumidores, pequenas empresas, educação e clientes corporativos, enquanto constroem um fluxo de talentos com habilidades transferíveis.
"A equipe da Microsoft Store é celebrada na Microsoft há muito tempo e personifica nossa cultura", disse Kathleen Hogan, diretora de recursos humanos da Microsoft.
"A equipe tem um histórico comprovado de atração, motivação e desenvolvimento de talentos diversos. Essa infusão de talento é inestimável para a Microsoft e cria oportunidades para milhares de pessoas."
Com um crescimento significativo em suas frentes de lojas digitais, incluindo Microsoft.com e lojas no Xbox e Windows, a empresa continuará investindo em inovação digital em software e hardware.