O Google paga bilhões à Apple para permanecer como mecanismo de pesquisa padrão em seus dispositivos no navegador Safari da empresa.
Em 2018, o Google pagou um total estimado de US$10 bilhões para isso. Os reguladores dizem que US$1,5 bilhão foi pago por ser o mecanismo de pesquisa padrão nos dispositivos da Apple no Reino Unido em 2019.
Os reguladores do Reino Unido estão investigando o acordo de busca entre Apple e Google e descobriram que ele cria uma "barreira significativa à entrada e expansão" para os concorrentes.
Aqui está o que a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido disse:
"Dado o impacto de pré-instalações e padrões em dispositivos móveis e a significativa participação de mercado da Apple, é nossa opinião que os acordos existentes da Apple com o Google criam uma barreira significativa à entrada e expansão para rivais que afetam a concorrência entre os mecanismos de pesquisa em celulares", escreveram os reguladores em o relatório.
A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido ofereceu algumas opções para alterar como o contrato da Apple e do Google funciona ou romper o acordo inteiramente para tornar as coisas justas para a concorrência:
"...As autoridades responsáveis pela aplicação da lei devem receber uma variedade de opções para tratar do acordo Apple-Google, incluindo a necessidade de 'telas de escolha' nas quais os usuários decidam qual mecanismo de pesquisa definir como padrão durante a configuração do dispositivo ou restringir a capacidade da Apple de gerar receita com posições padrão."
Por seu lado, a Apple simplesmente comentou com os reguladores do Reino Unido que "as restrições de monetização seriam muito caras".
Esta última investigação antitruste ocorre depois que a Comissão Européia anunciou investigações sobre regras de compra no aplicativo da App Store e Apple Pay no mês passado. Enquanto isso, nos EUA, uma investigação oficial sobre a Apple pela App Store também está acontecendo.