De acordo com a agência de pesquisa, no segundo trimestre de 2020, as remessas de smartphones 5G ultrapassaram 43 milhões de unidades.Além disso, o preço médio dos telefones 5G na China é inferior a US$500. A Huawei foi a maior fornecedora de chips na China para o segundo trimestre de 2020.
O relatório mostra que a Huawei tem uma participação de mercado de 54,8%, detendo mais da metade do mercado.No segundo trimestre de 2020, as remessas totais de smartphones da China atingiram 87,8 milhões de unidades.
Isso representa uma redução ano-a-ano de 10,3% e uma melhora de 20,3% no primeiro trimestre. De acordo com o relatório do IDC, quase metade dos smartphones na China são compatíveis com 5G (smartphones enviados no segundo trimestre de 2020). Isso torna a China o mercado que mais cresce em termos de adoção de smartphones 5G.
Uma empresa chinesa se destaca, a Huawei. Com sua imagem de marca e layout de produto abrangente, a Huawei continua a ocupar uma posição de liderança. Possui uma participação de mercado de 45,2% e seu mais recente carro-chefe, a série P40, é de primeira linha. O recorde da Huawei para o segundo trimestre de 2020 também mostra um crescimento de 9,5% ano a ano.
Na segunda posição está a Vivo. A empresa coopera com diferentes fornecedores de chips 5G para atingir vários grupos de consumidores a preços diferentes. No entanto, seus registros mostram uma queda de 18% com relação ao ano anterior. Para Oppo, está na terceira posição, muito graças ao OPPO A e Reno. Embora tenha enviado 14,1 milhões de telefones, registrou uma queda de 22,7% ano a ano.
A Xiaomi está em quarto lugar com 9,1 milhões de remessas, mas também registra uma queda de 21,9% com relação ao ano anterior. A empresa usou muitas promoções para sua série Redmi K30, bem como para a série Mi 10, para aumentar as vendas.
A única empresa não chinesa da lista está na quinta posição e essa é a Apple. O fabricante americano obteve um crescimento positivo em comparação com um ano atrás, com o iPhone SE 2020 contribuindo com 10% de suas remessas totais.
Como dissemos antes, apenas para dispositivos 5G, as remessas de smartphones 5G da China ultrapassam 43 milhões de unidades. Desde o lançamento do primeiro smartphone 5G no terceiro trimestre de 2019, a China já despachou 67 milhões de celulares 5G até o momento.
No campo de chips 5G, a Huawei HiSilicon é o maior fornecedor de processador 5G da China. É responsável por 54,8% no segundo trimestre de 2020. É seguido pela Qualcomm com 29,4%, MediaTek com 8,4% e a fabricante sul-coreana Samsung, com 7,4%.
Enquanto isso no Brasil, a adoção do 5G ainda está longe de se tornar uma realidade comercialmente falando, visto que nem mesmo o leilão de bandas foi realizado, lembrando que o mesmo já foi adiado mais de 2 vezes.