Recentemente, a Fundação Bill e Melinda Gates anunciou um investimento bilionário para as escolas públicas dos Estados Unidos e ainda a doação de quase 5 bilhões de dólares para a caridade. A novidade da vez é que o dono da Microsoft decidiu investir em um importante estudo: o fim do Alzheimer.
Gate disse que o investimento não faz parte da Fundação Bill e Melinda Gates para filantropia, mas sim uma doação particular. "É um grande problema, um problema crescente, e a escada dessa tragédia - até para pessoas que estão vivas - é ainda maior", disse ele.
Vale mencionar que mesmo após várias décadas de estudos na área, ainda não existe um tratamento adequado para diminuir a progressão do Alzheimer. Bill Gates se mostrou bastante otimista com os futuros tratamentos que poderão surgir ao longo dos anos.
"Vai levar provavelmente 10 anos antes de novas teorias serem testadas o suficiente para dar-lhes [os pacientes com Alzheimer] uma grande chance de sucesso. Por isso é muito difícil arriscar um palpite (quando um medicamente efetivo pode ser desenvolvido). Eu espero que nos próximos 10 anos tenhamos alguns medicamentos poderosos, mas é possível que não seja alcançado".
A doação de Bill Gates irá acontecer de duas formas: US$ 50 milhões serão destinados para a Dementia Discovery Fund, que realiza estudos para o tratamento de doenças como Alzheimer e demência. E ainda outros US$ 50 milhões de dólares que serão repassados para startups focadas em pesquisas sobre o Alzheimer.
Como podemos perceber, Bill Gates é um homem nobre e usa de forma racional a sua fortuna pensando no bem do próximo. Palmas para ele!