Pela primeira vez, a Microsoft aparece entre as cinco maiores empresas de computadores dos Estados Unidos. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Gartner, a Microsoft detém 4,1 por cento do mercado de PCs nos Estados Unidos, ultrapassando, inclusive, a Acer.
Mesmo com a atual posição nos Estados Unidos, a empresa possui bastante trabalho para garantir o mesmo patamar à nível global. A Acer e a Asus estão disputando o quinto lugar no mundo. A Lenovo aparece no topo da lista. Tanto a Gartner quanto a IDC concordam que a Lenovo é a maior fabricante de PCs do mundo.
Vale mencionar que as estimativas diferem em relação as principais diferenças a Gartner e a IDC contabilizam os PCs. A IDC, por exemplo, inclui Chromebooks e exclui tablets e dispositivos Windows com teclado destacável, como o Surface Pro. Já, a Gartner leva em consideração os tablets baseados no Windows e exclui os Chromebooks ou tablets que não são baseados no Windows.
Após seis anos de queda, o mercado de computadores deu sinais que poderia crescer neste ano.
Em relação a Microsoft, a companhia está conquistando uma fatia do mercado de PCs nos Estados Unidos, e o fato pode estar associado ao sucesso da família Surface.
Fonte: The Verge