Lançado em 2015, o Surface Book foi o primeiro laptop lançado pela Microsoft nessa tentativa de abordagem no mercado de computadores portáteis. Depois dele, várias edições chegaram a o público, mostrando um caminho promissor para a empresa. Agora, temos um novo herdeiro batizado como Surface Laptop 4 e que supostamente apareceu no Geekbench carregando processadores Intel Tiger Lake-U e AMD Surface Edition.

A partir disso, podemos acreditar que teremos então duas versões do mesmo computador, porém com diferenças pontuais nos componentes internos. O primeiro modelo com chip AMD chegou no ano passado com a alcunha de Surface Laptop 3 que contava com uma CPU Ryzen 7, dando início a essa parceria, que segundo relatos, ainda devem proporcionar uma variedade de produtos.

Fim da parceria com a Intel?

Atualmente, apenas os modelos de 15 polegadas contam com um chip AMD, enquanto os demais trabalham com Intel. Mas fontes recentes afirmam que os modelos com 13,5 polegadas também começarão a utilizar chips Ryzen, o que para alguns soa como o fim da parceria entre Microsoft e Intel, assim como a Apple que encerrou uma união de quase 15 anos desde seu primeiro Mac.

Com esse flagrante na plataforma de benchmark, alguns começam a de fato cravar que a Microsoft deverá seguir no mesmo da Maçã, e aos poucos deve substituir os componentes Intel pela AMD. No teste, o Surface Laptop 4 alimentado pelo processador Intel Core i5-1135G7 (Tiger Lake-U) a uma velocidade de 4,40 GHz e 8GB de RAM, alcançou 1.384 pontos quando apenas um dos núcleos foi testado e 5.214 quando o todo o conjunto passou pelo estresse de teste.

Microsoft Surface Laptop 4 com processador Intel. (Imagem: Geekbench)

Leia também:

Já a variante com o processador Ryzen da AMD denominado "Microsoft Surface Edition" marcou 1.063 pontos nos testes de single-core e 5.726 no teste final.

Microsoft Surface Laptop 4 com processador AMD. (Imagem: Geekbench)

De acordo com os resultados, podemos perceber que o modelo com chip Intel é ligeiramente melhor quando apenas um núcleo do processador foi testado, mas é bem inferior quando comparado com o resultado de todos os núcleos simultaneamente. Não sabemos ainda qual o modelo específico da AMD que a Microsoft vai utilizar, podendo ser o Ryzen 5 4000 ou 5000, mas ele certamente vai apresentar um desempenho melhor que o Surface Laptop 3.