O Bing, mecanismo de busca desenvolvido pela Microsoft, finalmente atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos diários. A informação foi revelada pela própria Microsoft, mas sabe-se que esse número foi fortemente influenciado pela atualização do Bing, onde foi implementada a tecnologia do ChatGPT da OpenAI, fazendo com que a experiência de pesquisa mudasse totalmente com o Bing ou através do navegador Edge, que conta com o sistema de pesquisa da Microsoft.
Lançado originalmente em junho de 2009, o Bing não obteve muito sucesso. Na publicação sobre o grande progresso do novo Bing, no Blog da Microsoft, dedicado ao mecanismo de busca, Yusuf Mehdi conta que mesmo com essa evolução, o Bing ainda é "um player pequeno, baixo e de um dígito". Porém, após a implementação do modelo de linguagem da OpenAI, que é baseado na tecnologia do ChatGPT, o Bing vem ganhando rapidamente um grande público, pois as respostas obtidas pela plataforma são detalhadas e completas.
Como o Bing se posiciona no mercado atualmente?
De acordo com a StatCounter, empresa de análise de tráfego fundada em 1999, o Bing possui apenas 3% de participação no mercado. Já o Google, segundo os dados fornecidos pela mesma companhia, conta com mais de 90% de participação. Ou seja, ainda há um longo caminho a ser percorrido pela Microsoft.
Ao mesmo tempo em que a Microsoft luta para se destacar no mercado de buscadores, a empresa também tem enfrentado problemas com a tecnologia do chatbot da OpenAI, o ChatGPT. Embora a tecnologia impressione e consiga resolver muitos problemas, ela ainda está muito longe de entregar um resultado que não dependa de correções por parte do usuário.