A Microsoft também está entrando no embalo dos "planos com anúncios" e começou a testar anúncios em aplicativos do Office na Índia, conforme revelado pelo site Beeboom. Usuários que acessam as versões gratuitas do Word, Excel e PowerPoint estão vendo propagandas de outros serviços da empresa, e algumas funções estão bloqueadas para quem não assina um plano pago.
Resumo do que você precisa saber ⏳
- Em teste: Microsoft está testando anúncios no Word, Excel e PowerPoint gratuitos na Índia.
- Limitações: Algumas funções só estão disponíveis para quem assina os planos pagos do Office.
- Nada oficial: Empresa nega lançamento oficial, mas histórico sugere que isso pode acontecer em breve.
Microsoft estaria testado versão do Office com anúncios
As versões do Office com anúncios trazem apenas o básico dos programas. No Word, por exemplo, dá para escrever e formatar textos simples, mas funções como colunas, alinhamento, espaçamento de linhas e bordas estão bloqueadas. Além disso, algumas funções mais avançadas, como a ferramenta "Ler em Voz Alta" do Word, são exclusivas para assinantes do Microsoft 365.
No Excel, recursos avançados como formatação condicional, análise de dados e temas estão desabilitados. Já no PowerPoint, opções como SmartArt, ditado e gravação de apresentações também só aparecem para assinantes do plano pago.
Além de tudo isso, tem os anúncios que aparecem em algumas partes da tela enquanto você usa o programa. Os anúncios não são de empresas terceiras, apenas de outros serviços da Microsoft, como o ClipChamp, um editor de vídeos.

Apesar de a Microsoft afirmar que esse é apenas um teste sem planos concretos de lançamento global, a estratégia faz sentido dentro do modelo Software as a Service (SaaS), que tem ganhado cada vez mais espaço. Além disso, a empresa já tentou inserir anúncios em outras áreas do Windows, como o Explorador de Arquivos e o Menu Iniciar.
Planos com anúncios são a nova onda do momento. Plataformas de streaming como a Netflix e Max já tem suas versões de assinaturas mais baratas, mas que exibem anúncios. O Prime Video também indicou que vai adotar essa medida a partir de abril de 2025.
Na sua opinião, é certo pagar para usar um serviço e ainda ver anúncios? Deixe seu comentário!