O Facebook desativa a partir de hoje, 27 de setembro, a visibilidade pública do número de curtidas. O usuário ainda pode ver o número de suas próprias postagens, mas não a de outros, ou seja, agora o número de curtidas é obrigatoriamente privado.
A ideia da rede social é evitar desde baixa autoestima até ansiedade e distorção da realidade que a competitividade de curtidas e aprovação digital podem causar nas pessoas. No Instagram essa medida já havia sido posta em prática, então é de se esperar que a rede social mãe, o Facebook, também espelhasse a medida. A medida está sendo implementada de maneira limitada em usuários e regiões, com difusão lenta. Então se você ainda tem acesso aos números de curtidas, aguarde que logo mais não o terá.
A atualização foi descoberta pela pesquisadora de códigos Jane Manchun Wong. "Estamos realizando um teste limitado em que as contagens de curtidas, reações e visualizações de vídeos são tornadas privadas no Facebook. Reuniremos feedback para entender se essa mudança melhorará a experiência das pessoas", disse um porta-voz da companhia ao TechCrunch.
Segundo o Facebook, o objetivo é tornar o ambiente mais confortável para as pessoas se expressarem, com foco na qualidade de suas postagens e não conteúdos "caça-likes". Como dá para notar nas imagens acima, a contagem de comentários continua visível.
A medida deve ainda impactar diretamente a maneira que se mede influência nas redes, ou seja, influenciadores digitais terão que se repensar no Facebook.