Ao longo dos anos, as redes sociais, especialmente o Facebook, têm trabalhado para preencher essa lacuna e tornar mais fácil, talvez fácil demais, simplesmente entrar e comprar algo. Não é novidade que o Twitter não ficaria para trás e já testa posts com botões "COMPRAR" em alguns de seus tweets.
O comércio eletrônico faz cada vez mais sentido para todos, principalmente depois de 2020, quando a pandemia da COVID-19 paralisou o mundo, mas especificamente agora as redes sociais buscam uma maneira de entregar para seus usuários a capacidade de fazer compras rapidamente a partir de postagens ou vídeos.
O Facebook encheu sua própria rede, Instagram e WhatsApp já possuem recursos de compras. O YouTube também está testando a inclusão de links em alguns vídeos relacionados a produtos.
Twitter testa compras com "1 toque"
Claro que o Twitter também surfaria essa onda e não está fazendo questão alguma de manter segredo sobre o fato. O Twitter confirmou que estava testando maneiras de como tweets "orgânicos" poderiam ser usados para fins de comércio eletrônico. Isso seria diferente dos anúncios propriamente ditos, pois os criadores são os que direcionam a narrativa e o tráfego para qualquer loja que estejam usando.
Twitter is experimenting with new shopping features ????
— Matt Navarra (@MattNavarra) March 2, 2021
A NEW Twitter Card being tested for tweets containing links to product pages on a shop's website
New-style Twitter Shopping Card shows
- Product name
- Shop name
- Product price
- 'Shop' button
<-Old | New->
ht @YasserM86 pic.twitter.com/8q5xLbbH2m
O experimento de e-commerce do Twitter foi relatado pela primeira vez pelo consultor de mídia social Matt Navarra, mostrando "cartões" do Twitter com um grande botão azul "SHOP". O cartão também inclui o nome do produto, é claro, mas também o preço do item. Isso pode ajudar os usuários a não ter que fazer compras para comprar algo que chame sua atenção e, certamente, trará lucro para a plataforma a longo prazo.
Esta iniciativa de comércio eletrônico vem na esteira de uma série de anúncios e vazamentos que giram em torno de como o Twitter planeja monetizar sua plataforma além de apenas anúncios. Além dos tweets pagos, a mais recente revelação é o sistema Super Follow, que transforma a rede social em algo como Patreon ou OnlyFans, premiando os seguidores com conteúdos exclusivos em troca de uma assinatura.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.