A última atualização do Instagram trouxe vários recursos novos para o aplicativo, permitindo que os usuários tenham uma maior integração com as demais redes sociais do grupo Facebook Inc. adicionando algumas ferramentas que até então não estavam disponíveis no aplicativo. Além do total suporte ao Messenger, o direct também ganhou outras novidades que permitem uma melhor comunicação entre o vendedor e cliente através da plataforma.
Mensagens rápidas
Esse recurso está disponível exlusivamente para contas de criadores de conteúdo e empresariais, permitindo que o dono do perfil configure algumas mensagens automáticas que serão enviadas pelo Instagram assim que um usuário entrar em contato através do direct e mencionar uma palavra-chave cadastrada. Essa funcionalidade tem como objetivo tornar a comunicação entre vendedores e clientes mais simples. A função também está presente no Facebook nas configurações da página, visto que não é possível convertar um perfil pessoal em comercial na plataforma.
Leia também:
Perfil comercial
Ter a conta cadastrada como um perfil comercial - seja como empresa ou criador de conteúdo - dá novas opções de controle do engajamento e traz a possibilidade de habilitar funções que não estão presentes na conta comum. Para converter sua conta comum é muito simples e o processo pode ser feito através do próprio aplicativo da rede social, que está disponível tanto para Android quanto iOS.
- Abra o aplicativo do Instagram e vá até a aba do seu perfil;
- Acesse o menu lateral direito e siga até a opção de 'Configurações' e em seguida vá até 'Conta';
- Desça a página e toque sobre 'Mudar para conta profissional' e conclua a solicitação.
Leia também:
Ative as respostas rápidas
Logo após ter convertido sua conta pessoal em um perfil comercial você já terá à disposição nas configurações a ferramenta de resposta rápida, além de outras funcionalidades.
- Abra o Instagram e vá até o seu perfil, em seguida acesse o menu lateral e siga até a opção de 'Configurações';
- Procure por 'Criador de conteúdo (ou empresa)' e toque sobre;
- Vá até a opção de 'Respostas salvas' e defina a mensagem e atalho.
A mensagem é o texto que será informado para os clientes quando eles digitarem determinada palavra-chave (atalho). No exemplo abaixo quando o cliente enviar para a loja a palavra "camisa" receberá a seguinte devolutiva: "O valor do produto é R$ 32,99. Temos estoque disponível.". É possível adicionar várias respostas salvas.
Outra opção interessante para ser ativada em perfis comerciais são as perguntas frequentes, dessa forma o usuário verá um menu com algumas das principais perguntas definidar pelo dono da conta, com isso é possível enviar uma mensagem rapidamente através do direct. Esse recurso também está disponível no Facebook.
Dica!
Explorar todas as funcionalidades da conta comercial pode aumentar o seu engajamento com o público!