A ByteDance, empresa por trás do TikTok, anunciou hoje sua mais nova aposta no mundo das redes sociais: o Whee. Com foco em "conteúdo espontâneo", a plataforma promete oferecer uma experiência diferenciada que visa competir diretamente com o Instagram. Como diferencial, a plataforma usa como base os círculos de amigos para verem suas publicações. Por enquanto, ela ainda não está disponível para uso no Brasil.

O que é o Whee?

O Whee é uma rede social desenhada para manter os usuários conectados com seus amigos próximos, incentivando a captura e o compartilhamento de momentos espontâneos do dia a dia. Diferente de outras plataformas, onde o conteúdo pode ser visto por qualquer pessoa, o Whee permite que as fotos e vídeos sejam visualizados apenas por um círculo restrito de amigos selecionados.

As capturas de tela disponíveis nas lojas de aplicativos mostram um design bastante semelhante ao do Instagram, com um feed onde os conteúdos postados por amigos aparecem e uma central de notificações.

Imagens da rede social Whee mostra que ela é bem parecida com o Instagram
Imagens da rede social Whee mostra que ela é bem parecida com o Instagram

Para usar o Whee, os usuários precisam se cadastrar e fazer login utilizando uma conta do TikTok, sugerindo uma integração próxima entre as duas plataformas. Além do compartilhamento de fotos e vídeos, o Whee também permite conversas via mensagens de texto entre amigos.

Disponibilidade

Atualmente, o Whee está disponível apenas em países selecionados. Embora esteja listado na Play Store e na App Store, alguns usuários podem encontrar mensagens de erro informando que a rede social "não é suportada em sua região". Para quem quiser, é possível baixar e instalar o APK do Whee em dispositivos Android usando outras fontes de download.