A Turquia bloqueou o acesso à plataforma de mensagens instantâneas Discord, em conformidade com uma decisão judicial, após a empresa se recusar a fornecer informações solicitadas por Ancara, informaram as autoridades turcas na quarta-feira (09). Na terça-feira (08), o regulador de comunicações da Rússia também bloqueou o Discord por violar leis russas, após a empresa ter sido multada por não remover conteúdo proibido.
Discord comentou sobre bloqueios
"Estamos cientes de relatos sobre a indisponibilidade do Discord na Rússia e na Turquia. Nossa equipe está investigando esses relatos no momento", disse a empresa, sediada em São Francisco, em um comunicado.
A Autoridade de Tecnologias da Informação e Comunicação da Turquia publicou a decisão de bloqueio em seu site oficial.
O ministro da Justiça, Yilmaz Tunc, afirmou que um tribunal em Ancara decidiu bloquear o Discord no país devido à suspeita de que crimes como "abuso sexual infantil e obscenidade" estavam sendo cometidos por alguns usuários da plataforma. Esse é o mesmo motivo pelo qual o Telegram já havia sido bloqueado na Rússia, ou seja, não cooperar com as autoridades para identificar suspeitos de crimes na plataforma.
Esse bloqueio ocorre após a indignação pública na Turquia provocada pelo assassinato de duas mulheres por um jovem de 19 anos em Istambul neste mês. Conteúdos nas redes sociais mostraram usuários do Discord elogiando o crime.
O ministro dos Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloglu, explicou que a natureza da plataforma Discord dificulta a monitoração e intervenção das autoridades quando conteúdos ilegais ou criminosos são compartilhados.
"As forças de segurança não podem acessar o conteúdo diretamente. Só podemos intervir quando os usuários nos denunciam os conteúdos compartilhados lá", disse ele a repórteres no parlamento.
"Como o Discord se recusa a compartilhar suas informações, incluindo endereços de IP e conteúdo, com nossas unidades de segurança, fomos obrigados a bloquear o acesso."
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.