A Motorola é uma marca conhecida por lançar smartphones com bom poder de processamento à custos bem mais baixos que a maioria das concorrentes. E assim como outras fabricantes, a marca tem alguns aparelhos diferentes de outros, podendo ser classificados em Top de linha, intermediários e básicos. Hoje vamos analisar três smartphones da linha One, que são o Motorola One Vision, Motorola One Action e Motorola One Zoom. Se você está em dúvidas entre estes três smartphones, aqui você poderá tomar sua decisão de compra.
Esta linha One é uma família de smartphones em que os novos aparelhos não são necessariamente evoluções dos mais antigos, mas sim uma alternativa.
Android One
O Android One é uma versão do sistema operacional do Google que conta com a garantia de uma versão sólida e estável do Android, e não sobrecarrega a interface com aplicativos, serviços e bloatware desnecessários. Essencialmente, é uma experiência de Android limpo.
O Android One vem sem o material que os fabricantes gostam de incluir - sem skins, aplicativos duplicados, sem serviços adicionais. Isso significa que não é necessário pré-carregar o aplicativo Microsoft Office ou Facebook, nem aplicativos de notícias adicionais, ou mesmo alterar o teclado.
O objetivo do Google aqui é facilitar a disseminação do Android controlado pelo Google por meio de produtos atraentes. É um pouco como o antigo programa Nexus, mas, em vez de serem vendidos diretamente pelo Google, são dispositivos Android fabricados por outros parceiros de hardware, como a Motorola.
Aplicativos do Google
Nesta versão do Android, você tem os softwares do Google, como Google Duo, YouTube e Maps, ou seja, o conjunto completo de serviços do Google.
Os smartphones com Android One também vêm com o Google Play Protect integrado, que ajuda a garantir a segurança e comportamento esperado dos aplicativos, e principalmente, sem malwares.
Assistente do Google
Os smartphones com Android One são tem o Google Assistante otimizado. O Google Assistente funciona de forma similar à Siri (iOS), Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft), ajudando o usuário a solicitar serviços e obter informações por comando de voz.
Suporte do Google
Com o Android One, o dispositivo receberá até dois anos de atualizações para a versão mais recente do Android. Isso significa que, se você comprar um dispositivo Android One no Oreo, deverá ter suporte até o Android 10.
As atualizações do sistema chegam rápido, pois como o Android One é uma versão limpa, sem alterações dos fabricantes no software, é fácil para o Google atualizar. Além de tudo isso, você recebe três anos de atualizações de segurança mensais do Android.
Suporte de hardware do fabricante
O Android One também oferece suporte para elementos de hardware do dispositivo do fabricante. Os dispositivos Android são tão variados que o programa Android One permite a adição de alguns recursos de hardware ao software para controlá-los.
As diferenças entre o Motorola One Vision, One Action e One Zoom
Performance
Vamos começar por um fator que geralmente decide a compra do consumidor, que é o poder do processamento, ou seja, o quão rápido e capaz é o smartphone. No caso desses três smartphones, temos algumas diferenças.
Enquanto o One Vision e One Action trazem consigo um Samsung Exynos 9 Octa, o One Zoom vem com o Snapdragon 675. Embora você possa estar mais familiarizado com os processadores da Qualcomm, saiba que o Snapdragon perde em desempenho para o processador da Samsung. Este processador é 9.86% mais rápido.
Quanto a memória RAM, que também é responsável por garantir mais processamento no smartphone, ambos os três smartphones contam com 4 GB de RAM, o que combinados ao processador e à versão mais limpa do Android, garantem fluidez na sua usabilidade. Mas por causa daqueles 9,86% de rapidez extra nos smartphones One Vision e One Action, o One Zoom pode ser considerado um pouco mais lento do que os outros dois smartphones.
Design
O One Vision e One Action são bem semelhantes no seu design, já o One Zoom tem algumas diferenças, a começar pelo tamanho de 6,4", um pouquinho maior que os outros dois smartphones, que contam com a tela de 6,3". Na prática, esse tamanho a mais não faz muita diferença, já que é menos de 4mm mais largo, mas é 2mm menos comprido (ou seja, ele é levemente mais "quadrado").
Devido essas pequenas diferenças, o One zoom tem 190g e é 10g mais pesado que o One Vision (180g) e 14g mais pesado que o One Action (176g). Ele ainda é 1 mm mais expresso que o One Vision, mas mesmo sendo maior, é mais de 3mm mais fino que o One Action.
Quanto as cores, o One Vision tem as opções azul safira e bronze, enquanto o One Zoom tem versões cinza elétrico, roxo cósmico, bronze escovado. Já o One Action pode ser comprado nas cores azul-denim e branco-polar.
Tela
Na tela vemos algumas diferenças importantes. O One Vision e o One Action tem uma tela LCD com 435 ppi e proporção de 21:9, em uma resolução de 1080 x 2520 pixels, distribuídas em suas 6,3".
Já o One Zoom tem uma tela OLED, que é uma tecnologia melhor do que o LCD, e tem 0,1" a mais (6,4"). Mas perde em resolução, já que conta com1080 x 2340 pixels e 403 ppi.
Bateria
Se o Motorola One Zoom é o mais "lento" dos três dispositivos, ele rebate seus dois irmãos concorrentes quanso se refere à autonomia de bateria. Com uma bateria de 4000 mAh, ele oferece mais tempo de uso com uma única carga do que o Motorola One Action e One Vision, ambos com seus 3500 mAh. No que se refere ao carregamento rápido, o One Vision é o único deles que oferece suporte ao Turbo Power. Outra diferença é que o One Action tem uma bateria de LiPo, que garante mais leveza, flexibilidade de na prática, mas energia que o Lítio, tecnologia da bateria do One Zoom e One Vision.
Armazenamento
Ambos os três dispositivos contam com uma capacidade de armazenamento de 128 GB, e ambos aceitam cartão de memória, porém, enquanto o One Vision e One Action tem a memória expansível até 512 GB, o One Zoom pode ser expandido até 1 TB. Outra diferença é que o One Zoon é o único dos três que não oferece suporte Otg USB.
Câmeras
Aqui também vemos algumas diferenças importantes. O One Vision tem câmera dupla de 48 megapixels com abertura de F 1.7 e outro de 5 megapixels com abertura de F 2.2.
O One Action tem um sensor triplo de 12 megapixels com abertura de F 1.8, um sensor de 5 megapixels e um sensor de 16 megapixels, ambos com abertura de F 2.2.
Já o One Zoom traz quatro câmeras na parte traseira, sendo elas um sensor principal de 48 megapixels com abertura de f/1.7, um sensor Ultra wide de 117º com 16 megapixels e abertura de f/2.2, uma lente teleobjetiva de 8 megapixels e abertura de f/2.4 e uma lente para capturar a profundidade de campo com 5 megapixels.
Todos os três contam com dual led, mas o One Action é o único que não possui estabilização ótica de imagem, nem conta com a câmera de ângulo largo (117º) destinada à gravação de vídeos. O One Zoom tem o melhor conjunto de câmeras, pois, como o nome dele mesmo sugere, tem zoom óptico de 3X, recurso que o One Vision e o One Action não possuem.
Já a câmera de selfies do Motorola One Vision e do One Zoom são melhores, ambos com um sensor de 25 megapixels e abertura f/2.0 e HDR, contra os 12 megapixels e abertura f/2.0 da câmera de selfie e sem HDR do Motorola One Action.
Conectividade
Ambos os smartphones contam com a tecnologia Bluetooth 5.0, Mas enquanto o Motorola One Zoom trabalha com o USB 3.1, o One Action e One Vision tem o USB 2.0.
Comparativo técnico entre os três aparelhos:
Preços
Motorola One Zoom:
Motorola One Action:
Motorola One Vision:
Conclusão
Como você viu nas especificações, acima, existem algumas diferenças. Se você preza pela câmera e pelo desempenho do hardware, o Motorola One Zoom é a melhor opção, seguida pelo One Vision. Mas se a qualidade da tela é mais importante, talvez seja melhor esquecer o One Zoom e pensar em comprar o One Action e o One Vision. Já na relação custo/benefício, o One Action é ótimo, mas o One Vision não fica muito para trás.
Review em vídeo que já fizemos sobre os aparelhos:
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.