O mouse Bluetooth Microsoft Ocean Plastic foi lançado no dia 22 de abril de 2022 no Brasil. Sua proposta é a de um produto ecologicamente correto, onde houve uma preocupação com o meio ambiente desde sua embalagem até a própria estrutura, que possui 20% de plástico encontrado nos oceanos. Certamente é uma iniciativa interessante, pois como você provavelmente já deve ter visto, o lixo jogado nos mares afeta a vida marinha, causando até a morte de vários animais.
No final de 2021, a Microsoft chegou a dizer que uma de suas metas seria zerar o desperdício em suas operações até o ano de 2030. Além disso, a empresa também disse que pretende não utilizar mais embalagens feitas de plástico descartável até 2025. O mouse Microsoft Ocean Plastic nasceu exatamente desta ideia e sua caixa é feita de madeira reciclada e fibras de cana-de-açúcar.
O Oficina da Net recebeu a caixa do mouse Microsoft Ocean Plastic para análise dentro de outra caixa de papelão utilizada para armazenar itens de supermercado, mostrando a preocupação com o meio ambiente ao reaproveitar o material. Além disso, o papel com a declaração de conteúdo exigida pelos Correios era feito de papel reciclado.
Review do mouse Bluetooth Ocean Plastic da Microsoft
Para avaliarmos o mouse Bluetooth Microsoft Ocean Plastic utilizamos o mouse Logitech MX Anywhere 2S, que apesar de mais caro, possui um formato muito semelhante. Além disso, é importante mencionar que a análise escrita é baseada na utilização do mouse por mais de 2 meses.
Qualidade de construção
A carcaça do mouse Microsoft Ocean Plastic utiliza uma combinação de resina com 20% de material reciclado "feito de resíduos de plástico que são recuperados dos lixos que são coletados em oceanos e rios". Estes resíduos sólidos retirados das águas poluídas pelo homem são transformados em pallets e, posteriormente, misturados com outros materiais que formam a carcaça do mouse. O desenvolvimento da estrutura do mouse Ocean Plastic foi possível graças à parceria com a Saudi Basic Industries Corporation (SABIC), uma subsidiária da Saudi Aramco, com a Microsoft.
O mouse Bluetooth Ocean Plastic da Microsoft pesa apenas 85 gramas. Para efeito de comparação, o mouse Logitech MX Anywhere 2S pesa 105g mesmo possuindo dimensões muito parecidas em termos de comprimento e largura. Somente em termos de altura que há diferenças.
O mouse da Microsoft é levemente mais alto na região da palma da mão, proporcionando, em minha experiência de uso, uma pegada melhor se comparado com o da Logitech. Entretanto houve uma diferença estrutural que não me agradou: os pés do mouse.
Os pés do mouse Microsoft Ocean Plastic possuem o formato de arco. Foram utilizados dois pés na cor azul, um para cada extremidade do mouse. Realmente é bonito de se ver devido ao colorido deles, mas o formato me pareceu não favorecer tanto o deslizar no mouse pad de tecido, proporcionando mais resistência comparado ao mouse da Logitech, que conta com quatro pés, um em cada ponta.
O scroll do Microsoft Ocean Plastic é feito somente em plástico e passa a sensação de fragilidade. Comparado ao que se encontra nos mouses da Logitech, fiquei inseguro sobre a durabilidade da peça.
Bateria
O mouse Bluetooth Ocean Plastic utiliza uma pilha AA como bateria, ou seja, você terá de trocá-la após um tempo, caso não seja recarregável. Em sua caixa, já uma pilha para utilizá-lo assim que o retirar da embalagem, o que é um ponto positivo a meu ver. Segundo a Microsoft, o periférico pode durar até 12 meses com uma pilha AA.
Experiência de uso
Ao utilizá-lo durante pouco mais de dois meses, o mouse Microsoft Ocean Plastic se mostrou um excelente periférico pelo que custa. Seu formato é bem anatômico e "abraça" bem a palma da mão, tirando um pouco da tensão geral que mouses menores podem acabar gerando.
A experiência de sincronização foi muito rápida e fácil. Bastou ligar o Bluetooth do notebook e pressionar o botão embaixo do mouse por 3 segundos para que o computador conseguisse localizar o periférico. É importante lembrar que o Ocean Plastic só utiliza como conexão sem fio o Bluetooth, não há um dongle USB para receber o sinal Wireless de 2,4Ghz.
Os cliques do Microsoft Ocean Plastic são levemente mais resistentes que os do MX Anywhere 2S da Logitech, mas longe de serem inconvenientes. Não é preciso realizar tanta forma para acionar os botões direito e esquerdo do mouse, proporcionando uma boa experiência nesse quesito. Seu scroll responde bem durante o deslizar em sites, documentos e aplicativos e não senti lentidão hora alguma.
Como dito acima, o deslizar do mouse possui um pouco mais de resistência que o comum e acredito que seja por conta de os pés terem o formato de arco. Talvez esse aspecto mude com um tempo maior de uso, pois o material dos pés do mouse naturalmente acaba se desgastando e ficando mais liso.
Por se tratar de um mouse mais simples, não há multifunções nos botões ou no scroll do mouse Ocean Plastic. Além disso, não temos botões "extras" na lateral para realizar funções como, por exemplo, voltar ou avançar uma página. Entretanto, considerando seu preço e que é sem fio (Bluetooth), creio que isso não seja um demérito.
Conclusão
O mouse sem fio Bluetooth Microsoft Ocean Plastic possui um excelente custo-benefício, pois entrega uma excelente qualidade de construção e uso pelo preço sugerido de R$ 133,50.