Levar o ser humano para outro planeta ainda não é uma tarefa tão fácil assim, seja pelo alto custo, e até mesmo pelas dificuldades de desenvolver equipamentos adequados para que o corpo consiga sobreviver em outros locais.
A novidade da vez é que a Agência Espacial Norte Americana possui uma proposta um tanto quanto radical para levar os humanos até o Planeta Vermelho: Modificar o DNA dos seus astronautas para que eles se tornem mais tolerantes às viagens espaciais.
"Nós temos observado uma série de coisas [com relação às viagens espaciais]. As terapias com drogas parecem ser muito promissoras para coisas mais extremas, como modificações epigenéticas até a manipulação. Eu acho que isso tem muitas consequências sobre ética, então estamos em estágios de experimentos" disse o Dr. Douglas Terrier, Chefe Tecnologista da NASA.
Os cientistas já sabem que os astronautas da Estação Espacial Internacional acabam sendo expostos até dez vezes a mais de radiação que os humanos na Terra, isso em apenas alguns meses fora da Terra. Vale mencionar que a ISS está a 408 quilômetros de distância da Terra. Sendo assim, uma viagem de 54.6 milhões de quilômetros de distância até Marte é realmente muito mais perigosa.
A modificação de DNA, no entanto, é um recurso extremo que a NASA poderá aplicar em último caso. Tudo isso se ela não encontrar opções mais baratas e fáceis de adaptação dos seres humanos no espaço, em especial a resistência à radiação.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.