65 anos, em 29 de julho de 1958, a NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) foi fundada com o objetivo de explorar o espaço e avançar a ciência e a tecnologia. Ao longo das décadas, a NASA alcançou inúmeras conquistas notáveis que expandiram nosso conhecimento do universo e mudaram a forma como vemos nosso próprio planeta. Neste artigo, relembre 10 das suas maiores conquistas.

1. O Primeiro Homem na Lua (1969)

O Primeiro Homem na Lua (1969)

O momento icônico em que Neil Armstrong pisou na superfície lunar durante a missão Apollo 11 foi um marco na história da exploração espacial e da humanidade como um todo.

2. Satélites de observação da Terra

Em 2020, a NASA e a ESA lançaram o maior satélite de todos os tempos

A NASA lançou uma série de satélites para monitorar nosso planeta, permitindo o estudo de mudanças climáticas, previsão do tempo, acompanhamento de desastres naturais e muito mais.

3. Telescópio Espacial Hubble (1990)

Foto do Telescópio Espacial Hubble

O telescópio Hubble revolucionou nossa compreensão do cosmos, fornecendo imagens impressionantes e permitindo que os astrônomos observassem galáxias distantes e outros objetos celestes.

4. Missões Robóticas em Marte

Sonda Perseverance da NASA

As várias missões da NASA a Marte, como os rovers Spirit, Opportunity, Curiosity e Perseverance, trouxeram informações cruciais sobre a geologia, clima e habitabilidade do Planeta Vermelho.

5. Sondas Voyager (1977)

Sondas Voyager, lançada em 1977

As sondas Voyager 1 e 2 foram lançadas para explorar os planetas exteriores do sistema solar. Elas ainda estão em atividade e continuam enviando dados importantes sobre o espaço interestelar.

6. Estação Espacial Internacional (1998)

ISS, a Estação Especial Internacional

A NASA foi uma das principais agências envolvidas na construção e manutenção da Estação Espacial Internacional, um laboratório orbital que permite a colaboração de cientistas de todo o mundo.

7. Programa de Ônibus Espaciais (1981-2011)

Programa de Ônibus Espaciais (1981-2011)

Os ônibus espaciais foram um meio fundamental para transportar astronautas e cargas para o espaço, permitindo o lançamento e reparo de satélites, além da construção da Estação Espacial Internacional.

8. Descoberta de Novos Planetas (Exoplanetas)

TOI-1231 b, um planeta semelhante a Netuno

Através do telescópio espacial Kepler e outras missões, a NASA descobriu milhares de exoplanetas, ampliando nossa compreensão da diversidade de sistemas planetários em nossa galáxia.

9. Sondas Espaciais Pioneer (Década de 1950 e 1960)

Sondas Espaciais Pioneer (Década de 1950 e 1960)

As sondas Pioneer foram algumas das primeiras a explorar o espaço profundo e fornecer informações cruciais sobre os limites do sistema solar.

10. Lançamento do Telescópio Espacial James Webb (2021)

Lançamento do Telescópio Espacial James Webb (2021)

O lançamento do Telescópio Espacial James Webb em dezembro de 2021 representa um marco significativo para a astronomia e ciência em geral. Com tecnologia avançada, esse substituto do Hubble tem o potencial de revolucionar nossa compreensão do cosmos, permitindo-nos observar eventos e objetos astronômicos ainda mais distantes e antigos.