O Rover Cruisity encontrou um símbolo de "Star Trek" no planeta Marte. Recentemente, após a publicação da imagem pelo site Mars Curiosity, o astrônomo amador O astrônomo amador Scott Atkinson brincou no "X" (novo Twitter) dizendo que o icônico emblema em forma de delta utilizado pelos oficiais da Frota Estelar nos uniformes foi encontrado pelo rover Curiosity.
Símbolo de Star Trek aparece em foto tirada pelo rover Curiosity
A imagem fornecida pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) [1] foi tirada pela câmera de navegação esquerda do rover Curiosity no dia 4062 da missão (9 de janeiro de 2024). Após a publicação desta imagem no site Mars Curiosity, Scott Atkinson, um astrônomo amador, disse o seguinte no "X":
Aposto que os fãs de Star Trek da equipe @MarsCuriosity sorriram como Cheshire Cats quando viram esta nova imagem aparecer em suas telas.
[1] Jet Propulsion Laboratory (JPL) é um centro tecnológico de pesquisa da NASA, responsável pelo desenvolvimento manuseamento de sondas espaciais não tripuladas.
A chegada do rover Curiosity no planeta Marte ocorreu no dia 5 de agosto de 2012. Até hoje ele continua a coletar informações sobre o "planeta vermelho". Em setembro de 2023, funcionários do JPL disseram:
Diferentes camadas do Monte Sharp representam diferentes épocas da história marciana. À medida que o Curiosity sobe, os cientistas aprendem mais sobre como a paisagem mudou ao longo do tempo.
Atualmente o rover está em uma zona cheia de sulfato, "que pode ser a camada de elevação mais alta já visitada", segundo os funcionários do JPL. Segundo uma atualização do dia 9 de janeiro do blog da missão, o Curiosity tirou as fotos onde os fãs de Star Trek encontraram o famoso símbolo da série. Neste momento, o rover estava tentando fazer "contato com a ciência em um bloco plano de rocha escura", onde o objetivo era examinar nas rochas "a composição e textura das faixas escuras" que a equipe responsável tem observado.
Devido ao sucesso do Curiosity na cratera Gale em Marte, a NASA enviou outro rover, Perseverance, para a cratera Jezero no ano de 2020. O objetivo é encontrar sinais de vida antiga em Marte.