A NASA e a Boeing adiaram indefinidamente o retorno da cápsula Starliner à Terra para resolver problemas técnicos. A cápsula, lançada em 5 de junho, enfrentou vazamentos de hélio e falhas em propulsores após se acoplar à Estação Espacial Internacional (ISS), uma das 10 principais conquistas da NASA nesses 66 anos de existência.
Steve Stich, gerente do programa Commercial Crew da NASA, afirmou que os vazamentos são menores, mas precisam ser resolvidos antes do retorno seguro da tripulação. Além disso, questões de agendamento na ISS, como caminhadas espaciais, também influenciaram o adiamento.
Leaders from @NASA and @BoeingSpace are adjusting the June 26 return to Earth of the Crew Flight Test mission with @NASA_Astronauts Butch Wilmore and Suni Williams from @Space_Station.
— NASA Commercial Crew (@Commercial_Crew) June 22, 2024
This adjustment deconflicts from a series of spacewalks while allowing mission teams time to… pic.twitter.com/pjqz1zEu4g
A cápsula pode permanecer acoplada à ISS por até 45 dias, permitindo tempo suficiente para verificações adicionais. A NASA e a Boeing estão trabalhando para garantir que todos os sistemas da Starliner estejam operacionais antes de um novo retorno.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams continuarão integrados com a tripulação da Expedição 71, ajudando nas operações da estação e cumprindo objetivos adicionais de voo para a certificação da Starliner pela NASA.
Informações: NASA
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.