Facebook, Microsoft e Telxius acabaram a instalação de mais de 5 mil metros de profundidade do novo cabo submarino. O cabo fornecerá até 160 TB de dados por segundo, o equivalente a transmissão de 71 milhões de vídeos HD ao mesmo tempo e 16 milhões de vezes mais rápido do que uma conexão doméstica.
As companhias concluíram a instalação do cabo que liga Virginia Beach, nos Estrados Unidos até Bilbao, no norte da Espanha, que iniciou em agosto de 2016. No entanto, a Microsoft ressaltou que as operações terão início somente em 2018.
A Microsoft e o Facebook irão usufruir do cabo para suas próprias necessidades, enquanto que a Telxius servirá como operadora do cabo e venderá sua capacidade a prestadores de serviços externos.
Como a maior parte dos cabos de comunicação transatlântica se conecta aos Estados Unidos, em Nova York e Nova Jersey, com a passagem do furacão Sandy que afetou a região em 2012 desconectando a América do Norte da Europa por vários dias, notou-se que estava na hora de diversificar as conexões.