Os serviços de streaming, como bem sabemos, estão em alta no mundo todo. Netflix e Spotify, dois dos grandes fornecedores de conteúdo digital vieram para ajudar no combate à pirataria, já que disponibilizam um grande número de conteúdo por um valor acessível. Mesmo assim, ainda há controvérsias quanto o seu uso.
Através de uma pesquisa realizada pelo Alexandria Big Data, com quase 1.600 participantes no Brasil inteiro, foi verificado o hábito da população em relação ao consumo de mídias em geral. Como resultado, cada vez mais as pessoas estão deixando os torrentes de lado e usufruindo de opções oficiais.
Em relação aos entrevistados, 82,6% assina Netflix ou outras plataformas de vídeo sob demanda. Entre o grupo, 64,7% troca o cinema pelo conforto da sua casa com os aplicativos.
Entre as razões pela troca a liberdade de horário, poder assistir onde quiser, o baixo custo da assinatura e ainda poder pausar o conteúdo. Já os 30% que preferem as telas dos cinemas dizem quer fazem isso pela experiência cinematográfica, pelo tamanho da tela, por haver filmes mais atuais e ainda um melhor som.
O estudo ainda indicou que 81,6% dos entrevistados dizem ter reduzido o uso de pirataria para entretenimento, um número bastante relevante para o mercado. Como preferência pelos usuários, as séries, com 59,4%.
Já, 65,6% da amostra diz ainda possuir TV por assinatura. A metade deles afirma ter desenvolvido uma relação com os canais, já 20,9% dizem que gostam da praticidade do "zapping" par encontrar filmes e séries.
Entre as plataformas mais usadas, os entrevistados disseram o Netflix e Spotify. Na terceira posição aparece a Google Play Movies.