Histórias que até hoje servem de inspiração e trazem consigo grandes reflexões, assim como grandes ensinamentos. Parece que essas histórias tem servido de fonte inspiradora para os roteiristas criarem filmes que contam em algumas horas quase tudo o que aconteceu. Se você também curte acompanhar esse tipo de produção que conta com um fundo verdadeiro, que nos aproxima da vida real, esses filmes são belíssimas opções para assistir e acompanhar alguns acontecimentos que marcaram épocas. Histórias que ainda valem ser contadas e revividas. São 10 ótimos filmes na NETFLIX baseados em histórias reais. Confira!
Os 7 de Chicago (2020), Aaron Sorkin
No ano de 1968, o que era para ser um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã em Chicago, se transformou em um confronto violento com a polícia. Um ano depois, 7 pessoas acabaram sendo acusadas de conspiração pelo governo federal do Estados Unidos. O longa é baseado em uma história real em que ocorrem muitos confrontos entre a polícia e os participantes, resultando em um dos julgamentos mais famosos da história.
Mank (2020), David Fincher
O filme de drama "Mank" dirigido e produzido por David Fincher conta a história tumultuosa do roteirista Herman J. Mankiewicz. A produção gira em torno do filme Cidadão Kane (1941), nos anos 1930 e 1940 de Hollywood. A Hollywood da década de 1930 é vista pelo olhar crítico do roteirrista, em meio aos seus esforços e seu trabalho com Orson Welles para finalizar o roteiro de Cidadão Kane. O filme também demonstra a relação que tinha com grandes nomes da indústria cinematográfica na época, entre eles William Randolph Hearst, um poderoso magnata da mídia.
O Irlandês (2019), Martin Scorsese
Um filme de Martin Scorsese. Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente, ele é promovido a líder sindical, mas também se torna o principal suspeito.
Na Própria Pele (2018), Alessio Cremonini
Na Própria Pele acompanhamos o caso de Stefano Cucchi (Alessandro Borghi) que teve um dos casos judiciais mais controversos da história da Itália. Em 2009, Stefano foi detido pela polícia sendo acusado de posse de drogas, vai parar atrás das grades e alguns dias depois é encontrado morto com vários hematomas e sinais de desnutrição. O filme revela o lado sombrio do sistema judiciário italiano.
22 de Julho (2017), Paul Greengrass
A data de 22 de Julho de 2011 ficou conhecida por sofrer o maior ataque terrorista da história da Noruega, isso porque foram mortas 77 pessoas depois que um fanático de extrema-direita acabou detonando um carro bomba em Oslo, além de disparar contra um grupo de adolescentes em um acampamento. O filme acompanha a história de um dos sobreviventes, famílias em luto e a união da população em busca de superação e justiça.
O Fotógrafo de Mauthausen (2018), Mar Targarona
O Fotógrafo de Mauthausen é uma produção baseada em fatos reais que acompanha o ex-combatente da Guerra Civil Espanhola, Francesc Boix, quando prisioneiro em um campo de concentração nazista de Mauthausen, na luta pela sobrevivência, acaba se tornando o fotógrafo do diretor do campo. Com a derrota da Alemanha, ele salva os registros fotográficos com todas as atrocidades, envolvendo torturas e assassinatos daquele período histórico.
Assista > O Fotógrafo de Mauthausen
O Banqueiro da Resistência (2018), Joram Lürsen
O Banqueiro da Resistência é um drama holandês baseado na vida do banqueiro Walraven van Hall durante a Segunda Guerra Mundial, onde reduz a marcha da máquina nazista criando um banco clandestino para financiar a resistência, arriscando a família e o futuro.
Assista > O Banqueiro da Resistência
O Soldado que Não Existiu (2022), direção John Madden
Filme de drama, de guerra e espionagem com temática militar protagonizado por Colin Firth que conta como foi a operação Carne Moída ou Operation Mincemeat, mostrando o quanto a criatividade e a inteligência são peças chave na resolução de conflitos, são armas tão poderosas quanto as mais mutilantes armas de fogo. O longa narra um episódio que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial quando dois agentes britânicos criam uma estratégia bizarra para enganar os nazistas e alterar o curso da guerra. Uma estratégia certeira que conseguiu atrasar o avanço das forças nazistas na Europa, além de garantir o avanço dos aliados. O longa é baseado numa história real de desinformação, com base no livro de Ben Macintyre sobre a Operação Mincemeat britânica durante a Segunda Guerra Mundial.
Assista > O Soldado que Não Existiu
Contra o Gelo (2022), Peter Flinth
Contra o Gelo é um filme dinamarquês de sobrevivência que apresenta uma expedição à Groenlândia em busca de um mapa perdido. Dois homens acabam tendo que lutar pela própria vida, em meio ao gelo e a escassez de comida. O longa é baseado em uma história real de 1909, na Dinamarca.
O Menino que Descobriu o Vento (2019), Chiwetel Ejiofor
Um garoto de uma família pobre teve que largar a escola porque seu pai não tinha como pagar os estudos. A alternativa que o garoto encontrou foi a de passar longas horas lendo livros de ciência na biblioteca da escola, foi onde aprendeu a desenvolver os primeiros experimentos com energia eólica. Uma história de superação e resistência.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.