Lançado no dia 13 de setembro de 2022, Cyberpunk: Mercenários é um animê da Netflix produzido em parceria com o Studio Trigger. Após sua estreia, a série rapidamente ganhou uma grande popularidade devido ao desenvolvimento dos personagens, a qualidade da animação e a expansão do universo de Cyberpunk 2077, jogo da CD Projekt Red que inspirou o animê.
Muito elogiado pela crÃtica especializada em animações "Sakuga Brasil", o animê Cyberpunk: Mercenários não chamou a atenção somente por conta da popularidade de Cyberpunk 2077, jogo que inspirou a criação da animação, mas também pela qualidade técnica da série. Além disso, o enredo e a maneira como os personagens foram desenvolvidos acabam criando uma dinâmica na história que choca, atrai e leva a querer saber cada vez mais sobre o universo apresentado.
Cyberpunk: Mercenários - Resenha do animê da Netflix impactante na história e animação
Você não precisa jogar Cyberpunk 2077 para entender o contexto de Cyberpunk: Mercenários. No primeiro episódio do animê é possÃvel entender basicamente como funciona o mundo futurista, onde a tecnologia está em tudo e acabou deixando a população escrava dela, ao mesmo tempo que proporciona inúmeros momentos de prazer fáceis de se ter. Isso me lembrou a ideia apresentada em Ghost in the Shell, obra de Masamune Shirow, que vale a pena conferir também na Netflix.
Logo de inÃcio, é possÃvel que você goste ou não da história que Cyberpunk: Mercenários entrega, pois não há limites para apresentar até onde a violência de Night City, cidade onde ocorre a trama, ou a falta de humanidade de seus habitantes pode chegar. Tudo começa mostrando a vida de David Martinez, um adolescente pobre que estuda na renomada Academia Arasaka, uma escola prestigiada por muitos é tida como a "porta de entrada" para "subir na vida". Obviamente que isso não é barato e a instituição é frequentada em sua maioria por filhos de famÃlias ricas.
Mesmo sendo um dos melhores alunos da Academia Arasaka, David se sente deslocado e por vezes encrenca com seus colegas de sala. Devido a uma discussão com o filho do diretor da escola, sua mãe, Glória, acaba sendo chamada para conversar sobre o comportamento de David na instituição. Durante a volta para casa, ela explica a David sobre a importância em tentar aguentar a situação para subir na vida e ter um futuro digno, mas de repente surge em meio ao trânsito um tiroteio entre dois carros que acaba causando um acidente.
Glória acaba ficando gravemente ferida e devido à falta de dinheiro, ela acaba morrendo e deixa David sozinho. Após a morte de sua mãe, o filho do diretor da escola provoca David e fala da morte de Glória, deixando-o furioso. Entretanto, por não possuir implantes robóticos e chips que dão a capacidade de se tornar um mestre em artes marciais, David acaba sendo espancado.
Furioso e em busca de vingança pelo ocorrido, David vai atrás de um doutor em robótica para implantar o Sandevistan, uma espécie de dispositivo que permite ao usuário usufruir de uma agilidade incrÃvel nos movimentos. Neste momento ele irá começar a conhecer a vida dos mercenários ciborgues, conhecidos como cyberpunks.