A Netflix anunciou novas regras para compartilhamento de senhas de uma conta única, são quatro países que começaram a funcionar as novas regras, Canadá, Nova Zelândia, Espanha e Portugal. São mais de 100 milhões de residências que compartilham senhas do serviço, segundo a companhia. Esse compartilhamento vem afetando o resultado financeiro da plataforma, que em 2022 teve cerca de 90% na redução do lucro, quando comparado com o ano anterior.
Nos quatro países já anunciados, os usuários terão que pagar para dar acesso a conta para outras pessoas que não moram junto. As regras ainda limitam o número de pessoas externas que podem receber acesso a conta, de forma paga. São apenas duas pessoas para os planos Standard ou Premium.
Os preços foram divulgados por países, cada novo acesso a conta custará 7,99 dólares da Nova Zelândia, 7,99 dólares canadenses, 3,99 euros para Portugal e 5,99 euros para a Espanha.
Essa ideia não é novidade na Netflix, foram vários anúncios feitos pela empresa, houve momento que foi testado em países aqui da América Latina, no início do ano foi anunciado que haveria essa cobrança, inclusive com início próximo, o que realmente tem acontecido.
A Netflix divulgou também que nem todos os países passarão a ter as mesmas regras, dito isso, nada foi divulgado com relação ao Brasil, seja período ou se realmente as regras passam a valer aqui também. Sabe-se que os preços dos serviços dos streamings tem se tornado caro para os brasileiros, visto a quantidade de serviços disponíveis para assinar ao mesmo tempo.
Algumas plataformas não tem essa prática de ir atrás de quem compartilha senhas, talvez por não estarem passando pela redução drástica de lucro que a Netflix apresentou no ano passado.
Como compartilhar sua conta Netflix
Uma conta Netflix só pode ser compartilhada em uma residência (pessoas que moram com o titular da conta). Pessoas que não moram na sua residência precisam criar uma conta própria para assistir à Netflix.