A Netflix perdeu aproximadamente 1 milhão de assinantes na Espanha após o fim do compartilhamento de senhas em fevereiro de 2023. Agora, os assinantes brasileiros podem sofrer o mesmo efeito com a recente decisão da empresa de implementar medidas técnicas para detectar e barrar o compartilhamento de senhas em todo o país.

Segundo a pesquisa da Kantar, empresa de pesquisa de mercado, em média, 2/3 dos assinantes espanhóis usavam a senha de outra pessoa para acessar a plataforma, e, após a mudança, a Netflix perdeu mais de 1 milhão de assinantes no primeiro trimestre de 2023. No Brasil, a situação é similar, com uma taxa elevada de compartilhamento de senhas e as novas políticas de compartilhamento de senhas da Netflix.

Medidas da Netflix

Com o objetivo de aumentar a arrecadação da empresa, a Netflix decidiu aprimorar a segurança dos seus serviços, detectando os compartilhamentos de senhas por meio do acompanhamento de endereços IP, identificações de dispositivos e atividades da conta do usuário. A decisão afetará diretamente os assinantes que tentarem compartilhar o acesso à plataforma com outras pessoas.

Consequências

A medida da Netflix pode ter um grande impacto na base de assinantes brasileiros, uma vez que muitos compartilham o acesso à plataforma com amigos e familiares. Com o término do compartilhamento de senha, a empresa pode sofrer uma queda na base de assinantes, o que pode prejudicar sua receita. No entanto, a Netflix espera que a mudança estimule novas assinaturas e acelere seu crescimento.

Investimento em conteúdo em Português

A empresa tem investido em conteúdo em português para os seus assinantes brasileiros. Segundo a Kantar, alguns dos cinco programas mais assistidos no Brasil foram oferecidos pela plataforma de streaming. No entanto, com a queda de assinantes que pode ocorrer após o término do compartilhamento de senhas, a receita da Netflix no Brasil pode ser afetada, assim como ocorreu na Espanha.

Novas regras já estão valendo

Email da Netflix enviado aos assinantes

A Netflix enviou e-mail aos assinantes alertando sobre a nova forma de controle, como que vai funcionar e como que eles vão monitorar. Montamos um artigo aqui no Oficina da Net, falando sobre como vão funcionar as novas regras de compartilhamento de senhas e monitoramento da Netflix.

Fonte: Revista Time