A Netflix anunciou que o documentário Retrato Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, estará disponível na plataforma a partir do dia 2 de novembro. O filme é um dos pré-selecionados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. A produção retrata a rotina de ida ao cinema no centro de Recife durante o século XX. Em cartaz nos cinemas, o filmes tem sido bem recebido pela crítica.
O que você precisa saber:
- O documentário Retrato Fantasmas, dirigido por Kleber Mendonça Filho, estará disponível na Netflix a partir do dia 2 de novembro.
- O filme é um dos pré-selecionados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.
Retrato Fantasmas: documentário nacional chega à Netflix
O documentário retrata a rotina de ida ao cinema no centro de Recife durante o século XX. Ele teve uma ótima recepção da crítica após a temporada de festivais nacionais e internacionais. O projeto cinematográfico foi realizado com a ajuda de material de arquivo, fotografias e imagens em movimento encontrados em acervos pessoais e na Cinemateca Brasileira.
ESSA É UMA CHAMADA PARA TODOS OS CINÉFILOS: escrito e dirigido por @kmendoncafilho, o filme Retratos Fantasmas é o representante brasileiro na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2024 e chega no meu site no dia 2 de novembro. pic.twitter.com/0A27uHOJ5x
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) October 24, 2023
O documentário explora a relação entre os espaços históricos e humanos, além de refletir sobre as mudanças na sociedade e o papel dos cinemas nesse contexto. O elenco do filme conta com nomes como Sonia Braga, Tony Curtis, Janet Leigh e o jornalista Joselice Jucá, pai do diretor Kleber Mendonça Filho.
Veja o trailer oficial:
Recepção positiva
O documentário Retrato Fantasmas teve uma recepção positiva entre os críticos após a temporada de festivais nacionais e internacionais, incluindo o Festival de Cannes. A distribuição do projeto ficou a cargo da Vitrine Filmes, enquanto a produção é da Cinemascópio. O filme foi realizado ao longo de sete anos, com material de arquivo, fotografias e imagens em movimento encontrados em acervos pessoais e na Cinemateca Brasileira.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.