De acordo com informações divulgadas pelo portal Nikkei Asia, os consoles Nintendo Switch 2 fabricados na China poderão sofrer uma tarifa de importação de impressionantes 145% nos Estados Unidos. A nova taxa não se aplica apenas ao Switch 2, mas a todos os consoles de videogame produzidos em território chinês, como consequência direta da atual guerra comercial entre os EUA e a China.
O que está acontecendo com o Nintendo Switch 2?
Hoje, a maioria dos consoles da linha Switch é montada na China, com uma produção menor ocorrendo no Vietnã. Segundo fontes, a Nintendo já teria adiado o início das pré-vendas do Switch 2 nos EUA enquanto avalia melhor os possíveis impactos dessas tarifas.

Um memorando interno de avaliação, pertencente a um dos principais fornecedores da Apple e da Nintendo e obtido pela Nikkei Asia, confirma que videogames continuam sujeitos às tarifas de 145%, mesmo após o anúncio de que smartphones, notebooks e alguns eletrônicos receberiam isenção.
Isso coloca o Switch 2 — um dos consoles mais aguardados dos últimos anos — em uma posição delicada no mercado americano, podendo encarecer significativamente seu preço final para o consumidor.
As tarifas fazem parte de uma série de medidas protecionistas adotadas pelo governo Trump, visando pressionar a cadeia de suprimentos chinesa. Apesar de alguns produtos de tecnologia terem sido isentados temporariamente, os consoles de videogame não entraram nessa lista.
Lançamento
Até o momento, o Nintendo Switch 2 está confirmado para chegar às lojas no dia 5 de junho de 2025. No entanto, o cenário de tarifas pode afetar tanto o valor de lançamento quanto a disponibilidade inicial nos Estados Unidos.