Cumprindo a promessa a HMD Global, já começou a atualizar seus aparelhos para a o Android Oreo, os modelos Nokia 5, Nokia 6 e Nokia 8, já começaram a ser atualizados para a versão 8.0.
A pergunta que ainda restava era se a empresa iria cumprir a promessa e atualizar o Nokia 2 para o Oreo. A dúvida permaneceu devido ao fato de o smartphone possuir um hardware mais simples que as outras versões.
Respondendo a esse questionamento, Juho Sarvikas, diretor de produtos da HMD Global, confirmou que o Nokia 2 receberá o Android Oreo, porém ele a versão 8.0 será pulada, atualizando o aparelho direto para a versão 8.1 do sistema.
O representante da empresa explica que a decisão foi tomada devido a algumas funcionalidades do Android Go (Oreo Edition) que serão implementadas no aparelho. Para quem ainda não conhece, a versão Go do Android foi desenvolvida para consumir menos recursos do aparelho, como espaço de armazenamento e memória.
Sarvikas também esclarece que o aparelho não será atualizado para o Android Go, mas sim terá algumas das suas funcionalidades incorporadas, isso para que o aparelho não enfrente travamentos ou tenha quedas de desempenho.
Especificações Nokia 2:
- Tela IPS LCD de 5,0 polegadas
- Resolução HD (1280 x 720 pixels), 296 pixels por polegada
- 1 GB de RAM (LPDDR3)
- 8 GB de memória para o armazenamento interno
- Entrada para cartão microSD de até 128 GB
- Chipset Qualcomm Snapdragon 212
- Processador de quatro núcleos ARM Cortex A7 rodando em até 1,3 GHz
- Qualcomm Adreno 304 como placa gráfica
- Câmera principal de 8 MP com foco automático e LED para o flash
- Câmera frontal de 5 MP
- Certificação IP52 contra respingos d’água
- Entradas microUSB e P2 (3,5 milímetros), com rádio FM
- Dual SIM / 4G VoLTE / WiFi 802.11 b/g/n / Bluetooth 4.1 / GPS / GLONASS
- Dimensões de 143.5 x 71.3 x 9.30 milímetros
- Bateria de 4.100 mAh
- Android 7.1 Nougat como sistema operacional com atualização para Android 8.0 Oreo garantida
Esse esclarecimento vem em um momento em que a HMD Global estuda o lançamento do Nokia 1 com Android Go, ficando este para 2018.