Há menos de dois anos a Nokia investiu milhões de dólares no mercado de saúde digital. Agora, a companhia revelou uma revisão estratégica de seus negócios, corroborando com a notícia de que a empresa poderia cortar vários empregos na Finlândia.

A Nokia adquiriu a empresa de dispositivos fitness, a Withing, por US$ 191 milhões em 2016, como parte de seu investimento em digital saúde WellCare. O acordo acontece após várias aquisições da Nokia.

Nokia deve abandonar mercado de wearables.

No entanto, mesmo com uma estratégia confiante da empresa no mercado de saúde, a Nokia perdeu US$ 175 milhões no terceiro trimestre de 2017. A companhia tentou replicar as ações anteriores da Withing, porém, o que funcionava para uma pequena startup francesa não funcionou para o conglomerado. Para completar, agora há menos demanda por wearables do que antes e, quando a Nokia entrou no setor, a Apple já contava com uma liderança firme na área.

Ainda não temos uma confirmação precisa da Nokia em relação aos seus negócios de saúde. Em uma declaração, a empresa disse que a revisão "pode ou não resultar em qualquer transação ou outras alterações". Mesmo assim, ao que tudo indica, o co-fundador da withings, Cedric Hutchings, já renunciou o seu posto, agora o recém contratado Rob le Bras-Brown possui o título de chefe do setor de saúde digital da Nokia.