Nesta terça (18), o Google liberou a versão beta do seu novo sistema operacional para dispositivos móveis, o Android 12. Desde então, algumas fabricantes participantes no programa de testes e avaliação do sistema começaram a liberar a atualização para alguns de seus usuários. Uma dessas empresas é a OnePlus, que divulgou que seus novos tops de linha, o OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro, já poderiam obter a versão de testes do Android 12.
Mesmo com toda a euforia para experimentar todos os recursos já disponíveis na nova edição da plataforma, alguns usuários relataram problemas ao fazer a instalação em seu celular. A informação é de que a atualização causou um efeito chamado soft brick nos smartphones, bloqueando completamente o aparelho e impedindo de ser iniciado.
Atualização suspensa
De acordo com usuários afetados, o aparelho congelava logo no processo de instalação. Alguns deles ainda relataram as tentativas para forçar o desligamento usando os botões Power + Volume, mas o sistema já não respondia mais e acabava entrando em um loop de inicialização.
Ao tentar identificar a causa do problema, a empresa percebeu que em todos os casos de smartphones inutilizados a opção bootloader estava bloqueada antes do procedimento, algo que a companhia chinesa não previu antes de liberar o software. Para evitar novos casos, a OnePlus interrompeu a distribuição da atualização até que a falha seja corrigida.
De início, as falhas foram identificadas apenas nos modelos OnePlus 9 e 9 Pro, ambos suspensos desde então. Mas alguns usuários têm afirmado que o problema também ocorre no modelo OnePlus 9R. Se você tem algum desses modelos e não consegue mais ligar o seu smartphone depois da instalação do Android 12, a equipe do XDA Developers montou um guia que te ajuda a recuperar seu smartphone, restaurando para o Android 11 com a ajuda de uma ferramenta da Qualcomm.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.