Em campanha de conscientização, seis das maiores redes sociais do mundo firmaram uma parceria em prol das medidas de segurança contra a Covid-19, pandemia que se instalou em todo o mundo há mais de um ano e ainda causa sérios impactos em diversos países.
A campanha é exclusiva para o público no Brasil, país que já contabilizou 440 mil mortes e que caminha para a números ainda maiores. Daí a importância de seguir o protocolo de segurança para diminuir a proliferação do vírus. O movimento chamado #EuMeCuido reúne Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube.
Objetivo da campanha
A ideia da campanha é incentivar os seus usuários a compartilharem suas experiências de cuidados nesta pandemia e começa a valer a partir desta quarta-feira, 19 de maio. Para isso, o Facebook deve liberar uma moldura para foto do perfil, o Instagram contará com stickers temáticos e o TikTok disponibilizará um filtro exclusivo para essa campanha.
A campanha convida os criadores de conteúdo dessas plataformas, assim como figuras públicas de todo o Brasil a compartilhar os métodos de cuidados nesta pandemia com a hashtag #EuMeCuido. Esse movimento deve inspirar seus seguidores a fazer o mesmo, principalmente em aderir às ideias de segurança de outras pessoas.
A campanha foi anunciada nesta manhã acompanhada de um comunicado que dizia;
"Mais de um ano após o início da pandemia, o cuidado consigo e com os outros, tanto no aspecto físico quanto mental, ainda se faz fundamental".
A diretora de parcerias do YouTube no Brasil, Patrícia Muratori, ainda disse;
"...o desafio ainda continua e, agora, somamos esforços com Facebook, Instagram, Twitch, TikTok e Twitter para que os criadores de conteúdo possam mobilizar e inspirar toda a população. Lembrando que o cuidado é essencial para impedir o avanço da Covid-19 e salvar vidas".
Campanhas digitais contra Covid
Desde o início da pandemia, diversas plataformas digitais têm criado campanhas e ações como forma de promover os cuidados durante a pandemia, como utilizar máscaras, lavar as mãos, evitar aglomerações e assim por diante. E parceria com a OMS, o WhatsApp anunciou recentemente algumas figurinhas exclusivas para promover a campanha de vacinação.
O Google, por exemplo, adaptou suas plataformas para evitar as fake news, já que muitas pessoas contam mentiras sobre a cura da doença, chegando até a vender "kit Covid" ou vacinas piratas. O Twitter adotou a mesma medida e desde janeiro de 2020, passou a exibir avisos e links que direcionam os usuários para informações oficiais sobre a Covid-19.
Facebook e Instagram também começaram a alertar os usuários em publicações que promoviam negativamente a campanha de vacinação, onde muitas delas ainda indicavam medicamentos sem eficácia alguma contra a doença. A Twitch utilizou sua plataforma para realizar videoconferências com especialistas em saúde para incentivar os cuidados durante a pandemia, além de arrecadar fundos para o combate à doença.