A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está considerando a possibilidade de revogar a concessão da Enel, responsável pela distribuição de energia na região metropolitana de São Paulo. A reguladora também ordenou que a Enel seja notificada "imediatamente" para fornecer explicações sobre a situação na área.

ANEEL emite nota oficial e vai intimar a Enel

Em comunicado divulgado no último sábado (12), a Aneel abordou o assunto após a tempestade ocorrida na noite de sexta-feira (11), que afetou o fornecimento de eletricidade para cerca de 2,1 milhões de pessoas na Grande São Paulo, conforme informações da própria Enel.

Segue abaixo a nota oficial da ANEEL na íntegra:

A ANEEL informa que, desde o início dos eventos, acompanha, juntamente com a Arsesp, o desempenho das Empresas de distribuição de São Paulo.

No caso da Enel-SP, a diretoria da ANEEL solicitou que a área de fiscalização intime imediatamente a empresa para apresentar justificativas e proposta de adequação imediata do serviço diante das ocorrências registradas ontem e hoje, de falha na prestação do serviço de distribuição.


Como parte do processo de intimação, a proposta será avaliada pela diretoria colegiada da ANEEL e, caso a empresa não apresente solução satisfatória e imediata da prestação do serviço, a Agência instaurará processo de recomendação da caducidade da concessão junto ao MME.


Importante também informar que a fiscalização da ANEEL já está presencialmente em São Paulo verificando as ocorrências e que medidas firmes serão adotadas pela Agência nesse processo.


Ao todo, 2,6 milhões de consumidores ficaram sem energia; 2,1 milhões foram na área de concessão da Enel-SP.’’