Sabemos que diversos golpes são aplicados diariamente na internet, muitos deles usando o Nubank como isca. No entanto, o caso mais recente aconteceu "à moda antiga", dado que um cliente de 46 anos, residente na cidade de Americana (SP), recebeu a ligação de um falso funcionário pedindo que enviasse a foto do seu RG, pois alguém estaria tentando invadir sua conta.
Após o envio, os criminosos conseguiram fazer um empréstimo e duas transferências que resultaram em um prejuízo de R$ 12 mil. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil de Americana, em 21 de janeiro o homem recebeu a ligação do suposto funcionário, que deixou bem claro que precisava do RG para atualizar os dados, pois o sistema do Nubank estava com erro e que alguém tinha tentado acessar sua conta.
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Pouco tempo depois, o Nubank informou ao cliente que um empréstimo de R$ 12 mil tinha sido realizado na NuConta. Esse dinheiro foi transferido para outras contas em dois TEDs, sendo um de R$ 6,3 mil e outro de R$ 5,5 mil. No entanto, o homem alertou ao banco que não tinha feito ou autorizado essas transações.
No momento, o caso continua sendo investigado pela CPJ (Central de Polícia Judiciária). Em um comunicado oficial, o Nubank afirma que todas as devidas providências foram tomadas. "O tipo de atividade relatada pelo cliente é crime e sempre iremos colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir ações como esta", disse a empresa.
Por fim, a fintech também fez questão de lembrar que "em nenhuma hipótese fazemos ligações para clientes solicitando o envio de fotos, e nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail".
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