O Nubank liga para seus clientes, mas em situações específicas. Embora os clientes da fintech consigam resolver quase todos os problemas utilizando apenas o aplicativo Nubank, há momentos em que o banco digital entra em contato através de ligações. Entretanto, golpistas tem tentado se passar pela instituição financeira através de engenharia social, como o Oficina da Net chegou a relatar em abril de 2023.
Em que situações o Nubank liga para os seus clientes?
Segundo a fintech, o Nubank entra em contato com seus clientes através de ligações para negociar dívidas. Isso ocorre quando o cliente não paga as contas do cartão de crédito, empréstimo ou outras pendencias, tornando-se inadimplente. Essa comunicação é feita através de agências de cobrança que são parceiras do Nubank e seus atendentes tentam ajudar oferecendo condições de pagamento especiais e personalizadas.
O Nubank diz:
Se, por qualquer motivo, você está em atraso, as agências parceiras podem te ligar e oferecer um plano de pagamento especial, considerando o valor da dívida e a sua situação financeira.
Como saber se a ligação é do Nubank?
É normal que um atendente do Nubank peça para seus clientes informações como nome, três primeiros dígitos (números) do CPF e data de nascimento, pois esse é um procedimento padrão para confirmar a identidade. Entretanto, um atendente da fintech nunca irá solicitar senhas, PIN, código de autenticação ou número do cartão de crédito. Além disso, o banco digital afirma que não exige, durante suas ligações, que seus clientes baixem outros aplicativos no celular ou transfiram dinheiro ou realizem algum pagamento.
Caso o suposto atendente do Nubank peça seu CPF completo, desligue imediatamente o telefone e entre em contato através dos canais de atendimento oficiais. São eles:
- Chat do app Nubank
- Perfis oficiais de redes sociais
- Telefone
Acesse nosso artigo sobre como pedir ajuda ao Nubank para saber o passo a passo de como fazer isso com segurança.
Principais pontos para se atentar durante uma suposta ligação do Nubank
Para facilitar a identificação de um possível golpe de fraude bancária, onde uma pessoa tenta se passar por um atendente do Nubank, listamos abaixo os principais pontos para se atentar durante uma suposta ligação da fintech.
- Nunca será cobrado o fornecimento de senha, token ou código de segurança por um atendente do Nubank durante uma ligação.
- O Nubank não solicita a instalação de aplicativos. Você sempre precisará somente do app Nubank, mais nenhum outro.
- Não é solicitado em hipótese alguma um Pix para desbloquear sua conta ou anular alguma compra de produto ou serviço.
O que fazer se o problema não for resolvido pelo SAC do Nubank?
Caso os atendentes do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do Nubank não conseguirem resolver seu problema, você pode registrar uma reclamação no site do Banco Central através deste link.
O que achou das dicas dadas neste artigo sobre como evitar golpes realizados através de ligações falsas do Nubank? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
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