Já baixou 1000 reais na versão 256GB, promete ser o melhor custo benefício de 2023, eu acabei de analisar o Galaxy A54 da Samsung, posso afirmar que ele evoluiu em relação ao Galaxy A53, principalmente em performance, mas ainda assim ficaram algumas coisas que precisam ser melhoradas pela Samsung, mas afinal, depois de analisar o Galaxy A54 eu pergunto o que há de errado com o Galaxy A54?
O que há de errado com o Galaxy A54?
Motivo 1: Demora para carregar
O primeiro motivo é a demora para carregar. O Galaxy A54 foi muito bem em nosso teste de bateria, certamente o Android 13 com o Exynos 1380 tem feito um ótimo trabalho em economia de bateria, durando o ciclo completo que fazemos quando analisamos a bateria dos smartphones, mas o problema foi ao carregar. O carregador da caixa é de apenas 15W, ele leva quase 2 horas para completar a carga. Se você costuma carregar durante a noite, não chega a ser um problema. Mas, digamos que esqueceu de carregar ele ontem e a bateria está em 20%, você tem 10 minutos antes de sair para um compromisso, esses 10 minutos vão entrar apenas 2 ou 3% de bateria.
Motivo 2: Bordas espessas
O segundo motivo são as espessas bordas que ele possui na parte frontal. A tela tem 6.4 polegadas, um tamanho que considero ideal para usar no dia a dia, mas o smartphone em si poderia ser mais compacto se a Samsung otimizasse essas bordas. Anos atrás era comum ver celulares com bordas recheadas, mas em 2023 não é mais possível.
Motivo 3: Aquecimento
O terceiro motivo é o aquecimento que ele produz quando jogamos. Se você pretende comprar ele para jogar por várias horas pode ser um problema. Em nosso teste de jogos, o Galaxy A54 se saiu bem em performance, mas não conseguiu atenuar a temperatura do telefone que aqueceu cerca de 18ºC na sua superfície. Além de deteriorar a bateria, havia certos momentos que era impraticável ficar com o celular em mãos.
Motivo 4: Bloatwares
O quarto e último motivo para não comprar ele são os bloatwares. Aqueles aplicativos que vem instalados no celular, a Samsung coloca na config inicial apps para instalar como indicação, cada instalação dessas a Samsung recebe um valor como indicação, assim ela estima a quantidade de vendas e abate um pouco do valor final para o cliente, tornando o produto um pouco mais barato. Aos meus olhos pode ser benefício por um lado, o preço, mas por outro lado a instalação de muitos aplicativos que nem sequer são usados pela maioria das pessoas é meio chato e estranho.
Alguns desses motivos são problemas reais que a Samsung vai precisar saber lidar, como aquecimento e também um carregador mais potente.
Se você ainda não assistiu, convido a assistir a análise completa do Galaxy A54, um celular que eu gostei bastante e tem promessa de ser o melhor custo benefício da Samsung em 2023.