Acabei de analisar o Galaxy A34 da Samsung, posso afirmar que ele evoluiu em relação ao antecessor, mas ainda assim ficaram algumas coisas que precisam ser melhoradas pela Samsung, mas afinal, o que há de errado com o Galaxy A34? Analisamos os principais problemas e ausências que o A34 tem em relação aos concorrentes de mesma faixa de preços e categoria.
Samsung Galaxy A34: Motivos para NÃO comprar
Motivo 1: câmeras
Eu testei e as câmeras são o primeiro ponto que precisamos mostrar, ela apresenta várias inconsistências. O principal ponto onde o A34 peca é nas fotos de baixa luminosidade, comum de ver nos aparelhos dessa faixa de preços, porém, o irmão mais velho A54 tira de letra essa questão. Além de deixar algumas fotos noturnas com excesso de claridade artificial, há falhas em detectar o rosto quando fazemos selfies noturnas.
Seguindo com as câmeras temos as selfies, que mesmo com a opção de embelezamento desligada, o software de câmera do Galaxy A34 acaba "apagando" detalhes do rosto, deixando a pele excessivamente lisa e, portanto, com aparência pouco natural. Esse é o segundo ponto que pecou o A34.
Motivo 2: Tempo de Carregamento
Apesar de apresentar uma boa autonomia de bateria, o tempo de carregamento é um ponto negativo. Em nossos testes de bateria o A34 foi muito bem sim, ele conseguiu completar e superou a casa das 7h45min de tela, fez isso consumindo 87% de bateria, o que significa que você terá mais de um dia com facilidade. Mas como sempre, em celulares da Samsung, o problema é o carregamento. Vocês já ouviram eu reclamar disso um milhão de vezes, e eu vou continuar pegando no pé da Samsung até eles colocarem um carregador decente na caixa.
Quase todo celular que a gente testa aqui das outras marcas demoram cerca de 1 hora para carregar a bateria do 0 ao 100%. Por que os celulares da Samsung demoram o dobro, às vezes até passando das 2 horas? Já passou a época de carregamento lento, se você é usuário de Redmi, POCO, Realme, sabe muito bem do que estou falando.
Motivo 3: Construção
Embora apresente um design atraente, o celular é inteiramente feito de plástico, o que pode implicar em uma durabilidade e sensação de toque inferiores quando comparado a aparelhos com construção em metal ou vidro. Eu até entendo que para tornar o produto mais barato, o material em plástico seja a opção mais viável, porém, a Samsung não envia capa de proteção na caixa, esse plástico tende a arranhar fácil e quedas podem facilmente machucar as arestas do produto deixando-o com aparência feia. Compre uma capa para contornar esse problema.
Motivo 4: Bordas da tela e notch
O famigerado notch, contorno preto ao redor da câmera de selfie pode ser considerado um aspecto esteticamente menos agradável, antigo até eu diria. Pode ser uma tentativa da Samsung de diferenciar visualmente este aparelho dos mais caros, além desse visual estético, as bordas da linha A estão demasiadas, já critiquei isso no A54, no M54, no A14 e repito aqui.
Esses problemas que eu encontrei no A34, tornam inviável a compra? Creio que não, porém o ponto onde mais me impactou foram realmente as câmeras, temos o A54 com um conjunto de câmeras levemente melhor em termos de hardware, mas no pós processamento de imagens muito superior, tudo isso custando uns 400 reais de diferença. Pode ser bastante, pode, porém estamos lidando com um produto em acabamento de vidro e câmeras secundárias que fazem um melhor trabalho. E você o que achou dos problemas apresentados, são questionáveis ou pelo preço pago no aparelho podem existir? Quero saber a sua opinião, deixe aí nos comentários.
Ah, eu testei o Galaxy A34, aqui está o review onde ele se saiu muito bem sim.
Qual é a alternativa?
Hoje como dito acima a melhor escolha seria pelo Galaxy A54 da Samsung, mantém um conjunto de câmeras melhor e mais eficiente, além de acabamento melhor e garantia de mais atualizações de Android. Eu já testei o Galaxy A54 também, você pode ver o review completo aqui.