Muito provavelmente você já quis continuar ouvindo música quando a bateria do seu celular ficou fraca. Porém, saiba que é perigoso fazer isso, pois há a chance de você levar choques elétricos. Aqui nós iremos explicar por que há esse risco, como evitá-lo e mostrar também outras formas de levar choque utilizando fones de ouvido. Descubra se você está correndo esse perigo ou não deve se preocupar com a questão.
Usar fones de ouvido enquanto carrega o celular é perigoso?
Sim, utilizar fones de ouvido cabeados enquanto o celular está sendo carregado é perigoso. O motivo disso é devido ao risco de você sofrer choques elétricos, mas não por culpa do fone de ouvido e sim devido a falha do carregador utilizado para recarregar a bateria do smartphone. Por isso é muito importante que se utilize carregadores confiáveis, seja a versão original, que veio junto com o telefone, ou de grandes fabricantes, que possuem reconhecimento pela qualidade de seus produtos.
A função dos carregadores de celular vai além de simplesmente recarregar a bateria. Eles precisam regular a saída para 5V e mantê-la constante, de forma estável. Se voltagem corrente oscilar muito, corre o risco de danificar ou até mesmo queimar o smartphone. Ao conectar um fone de ouvido à saída P2 (3,5mm), o usuário corre a chance de receber descargas geradas pelo excesso de energia enviada ao telefone.
Entretanto, não podemos deixar de mencionar que a grande maioria dos celulares hoje não contam mais com uma saída para fones de ouvido cabeados. Ou seja, não existe mais a chance de levar um choque elétrico ao utilizar um fone de ouvido, correto? Infelizmente, não. Isso pode acontecer também ao utilizar notebooks que estão sendo recarregados através de um carregador de tomada.
Assim como no caso do celular, temos o mesmo princípio em notebooks. Ao conectar o carregador de tomada ao notebook, é possível que ocorra alguma falha no controle de energia elétrica transmitida.
Fones de ouvido sem fio Bluetooth podem causar choques?
De acordo com a Samsung, é possível levar choques elétricos com seus fones de ouvido devido à eletricidade estática, cenário onde há um desequilíbrio de cargas na superfície de um material e ocorre uma rápida transferência de carga estática entre dois objetos. Isso ocorre quando a umidade do ar está muito baixa e quando se usa roupas de material sintético ou lã.
Há outra forma de levar um choque elétrico ao utilizar um fone de ouvido?
Infelizmente ainda há um cenário onde os fones de ouvido podem ocasionar choques elétricos. No caso dos fones de ouvido cabeados, há a chance de os cabos estarem expostos (desencapados) em alguma parte. Entretanto, só isso não irá bastar para lesionar o usuário, pois a energia que passa pelos cabos dos fones normalmente não tem voltagem o suficiente para isso. Para que haja um risco real de lesão por choque elétrico, o fone deverá estar conectado a um dispositivo que esteja sendo carregado com um carregador de tomada.
O que fazer para evitar choques elétricos com fones de ouvido?
Há algumas formas para se evitar sofrer com um choque elétrico ao utilizar um fone de ouvido. São elas:
- Descarregar a eletricidade estática acumulada pegando um objeto feito de metal ou utilizando uma pulseira antiestática.
- Utilizar roupas feitas de fibra natural (algodão) para acumular menos carga eletrostática.
- Colocar um umidificador no ambiente em que se está utilizando o fone de ouvido para evitar que a umidade do ar fique baixa o suficiente para facilitar o acúmulo de carga eletrostática.
- Comprar carregadores de celular e notebook que sejam originais ou de fabricantes reconhecidas pela qualidade dos produtos, diminuindo a chance de possíveis falhas em estabilizar a tensão.
- Cubra as partes expostas dos cabos dos fones de ouvido com uma fita isolante ou troque o cabo por outro novo. Você pode também usar um tubo termo retrátil, que é mais resistente.
- Instalar um sistema de aterramento elétrico na residência e aterrar todas as tomadas.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.