As smart TVs atuais são lindas com suas boras finas que praticamente desaparecem, dando a impressão de que não há nada ao redor do display (tela, painel) que pode ser OLED, mini LED, entre outras tecnologias utilizadas. Devido a este design adotado, se o fabricante colocar os alto-falantes por trás da tela, como acontece na grande maioria das TVs, não há como utilizar uma solução que traga um bom desempenho devido a alguns motivos que explicaremos abaixo. Para melhorar a qualidade do som dos conteúdos exibidos na TV há algumas formas e iremos citar as melhores para ajudar você nesta tarefa.

Por que os alto-falantes das TVs atuais soam tão mal?

Porque os alto-falantes das TVs atuais soam tão mal e como melhorar o som significativamente. Fonte: Oficina da Net

O motivo pelo qual os alto-falantes das TVs atuais geralmente soam tão mal é devido ao tamanho dos drivers (alto-falantes) dinâmicos e à sua qualidade. Isso envolve o foco do próprio produto e também a necessidade de determinada característica para se reproduzir certas frequências de maneira satisfatória para se ter uma boa imersão.

Embora seja possível reproduzir os sons de filmes e séries com uma qualidade honesta utilizando alto-falantes pequenos, isso tem um alto custo e como objetivo principal de uma TV não é ter a melhor sonoridade possível e sim uma imagem de boa qualidade, as fabricantes preferem adotar soluções mais básicas (ruins). Além disso, o tamanho do alto-falante irá comprometer a capacidade de reprodução de graves mais "cheios" e "profundos", pois é necessário que haja um deslocamento de ar maior para se reproduzir melhor essa faixa de frequência.

Imagem ilustrativa de alto-falantes de uma smart TV atual. Fonte: YouTube (Digital Trends)

Como os médios e agudos não são tão dependentes de alto-falantes grandes para serem reproduzidos com boa qualidade, a qualidade de som destas faixas de frequência costuma ser boa na maioria das TVs atuais. Ou seja, a sonoridade das vozes dos diálogos (médios) e vidros estilhaçando (agudos) em cenas de filmes e séries irá soar bem, por exemplo. Entretanto, o som das explosões, que dependem do desempenho dos graves, irá ficar seriamente prejudicado.

Outro fator que irá influenciar no desempenho dos alto-falantes das TVs é o posicionamento deles. Infelizmente não há como posicioná-los com o ângulo correto para se obter uma clareza maior dos sons, um palco sonoro maior e um nível de separação superior. O resultado de se posicionar corretamente alto-falantes fica claro em um sistema de caixas de som estéreo (ou estereofônico), onde se tem dois canais (direito e esquerdo), e mais ainda em um sistema de home theater, onde se tem a utilização da tecnologia de som surround, que pode ser obtida utilizando quatro canais de áudio ou mais.

Posicionamento de caixas de som em um sistema multicanal. Fonte: enclaveaudio

Como melhorar significativamente a qualidade de som das TVs atuais

Para melhorar significativamente a qualidade de som das TVs atuais, o ideal é utilizar um par de caixas de som ativas [1], mas caso queira se beneficiar das tecnologias de som surround com codificação Dolby Digital e DTS com suas diversas variantes, um sistema de home theater pode ser o melhor caminho. É importante salientar que a maioria das soundbars são uma solução limitada para se obter a melhor qualidade possível pelo preço cobrado, pois elas não permitem que você ajuste o ângulo dos alto-falantes e consequentemente irá haver uma perda de performance na reprodução comparado às soluções citadas aqui.

Caso não queira gastar muito para melhorar o som da sua TV, uma alternativa barata é reaproveitar aquele mini system antigo que possui entradas RCA para som auxiliar. Para utilizar esta conexão, você precisará de um DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico) que tenha uma entrada óptica (TOSLink) ou coaxial (S/PIDF) e uma saída RCA como, por exemplo, o FiiO D03K.

[1] Caixas de som ativas: aquelas que possuem um DAC e um amplificador internamente, que são o oposto das caixas de som passivas, que necessitam da conexão com um amplificador e um DAC externos.

Dica bônus: Ouça com um ou dois fones de ouvido sem fio Bluetooth em sua TV

Se não há como utilizar caixas de som por conta do horário, onde geralmente há pessoas dormindo, uma solução interessante é utilizar fones de ouvido sem fio Bluetooth para ouvir o som de sua TV. Para isso, você pode utilizar um transmissor/receptor Bluetooth como, por exemplo, o FiiO BTA30, que permite ao usuário receber o sinal de áudio da TV via conexão óptica ou coaxial e conectar até dois fones de ouvido Bluetooth ao mesmo tempo.

Utilizando dois fones de ouvido sem fio Bluetooth conectados ao mesmo tempo à uma smart TVs. Fonte: FiiO