Atualmente, caso queira monitorar os recursos no Windows 10 e Windows 11, você pode abrir o Gerenciador de Tarefas, o Monitor de Recursos ou o Xbox Game Bar, além de também acessar estas informações através de aplicativos/programas de terceiros. Caso você ainda esteja insatisfeito com estas opções, a Microsoft está trazendo outra solução: os widgets do Windows. O Windows 11 está recebendo novos widgets, incluindo os de monitoramento de CPU, GPU, RAM e rede.

Além dos widgets citados acima, também é possível encerrar processos mais exigentes, além de monitorar a temperatura da GPU, alternar entre as placas gráficas, adaptadores de rede e mais. Sem dúvidas estes novos widgets irão ser úteis para muitas pessoas. Confira a seguir como utilizá-los!

Como ativar os novos widgets no Windows 11

Como ativar os novos widgets para monitorar CPU, GPU e RAM no Windows 11. Fonte: Oficina da Net (Rafa Tech)

Para você ter acesso aos novos widgets de monitoramento de desempenho no Windows 11 será necessário baixar o aplicativo Dev Home da Microsoft, que foi anunciado durante seu evento anual de desenvolvedora Build 2023. No momento, o app Dev Home está como "preview" ("visualização"), mas você pode fazer o download dele na Microsoft Store gratuitamente. Vale mencionar que além dos Widges, o Dev Home disponibiliza recursos e melhorias de desempenho para desenvolvedores de aplicativos.

Aplicativo Dev Home Preview (Página Inicial de Desenvolvimento Versão de Visualização) na Microsoft Store. Fonte: Oficina da Net (Rafa Tech)

Siga o passo a passo abaixo para ativar a exibição dos widgets para monitorar a CPU, GPU, uso de memória RAM e mais!

Passo 01: Acesse a Microsoft Store e procure pelo aplicativo Dev Home Preview (Página Inicial de Desenvolvimento Versão de Visualização). É possível baixá-lo também através do GitHub, caso queira.

Captura de tela do aplicativo Dev Home Preview (Página Inicial de Desenvolvimento Versão de Visualização). Fonte: Oficina da Net (Luiz Jahn)

Passo 02: No app Dev Home Preview (Página Inicial de Desenvolvimento Versão de Visualização) você pode adicionar os novos widgets de monitoramento de recursos do Windows 11.

Adicionando widgets de monitoramento de recursos no aplicativo Dev Home Preview (Página Inicial de Desenvolvimento Versão de Visualização). Fonte: Oficina da Net (Luiz Jahn)

Passo 03: Outra alterativa é utiliza o atalho de teclado "Win + W" para abrir os Widgets do Windows. Ao fazer isso, o sistema operacional irá avisá-lo que há novos widgets disponíveis. Selecione a opção para adicioná-los.

Passo 04: Clique no botão "+" para selecionar um Widget. Após instalar o app Dev Home Preview, deverá aparecer os widgets de CPU, GPU, RAM, Rede, entre outros.

Adicionando widgets clicando no símbolo "+" no Windows 11. Fonte: Oficina da Net (Luiz Jahn)

Passo 05: Selecione um dos widgets para serem adicionados ao conjunto que você utiliza e clique no botão "fixar".

Fixando um widget de monitoramento de recursos no Windows 11. Fonte: Oficina da Net (Luiz Jahn)

Pronto, agora você pode monitorar o desempenho do seu computador utilizando o atalho de teclado "Win+W" ou selecionando o botão de widgets na barra de tarefas.

Confira abaixo um vídeo demonstrando como baixar o app Dev Home Preview (Página Inicial de Desenvolvimento Versão de Visualização) no Windows 11 e utilizar os novos widgets de monitoramento de recurso.

Lembre-se: ainda estão em fase de testes!

É importante mencionar que os novos widgets, adicionados com o app Dev Home Preview, ainda não estão em sua forma estável, podendo apresentar alguns problemas de funcionamento. Entretanto, é uma questão de tempo para que a Microsoft disponibilize atualizações para aprimorar os widgets de monitoramento do Windows 11.

Outros recursos exclusivos do Windows 11

Recentemente a Microsoft lançou a atualização "Moment 3" do Windows 11, adicionando novos recursos e aprimorando funcionalidades do sistema operacional. Além disso, o Oficina da Net publicou um artigo com os principais recursos realmente úteis para o dia a dia do usuário de PCs com Windows 11.